Comunicação que impacta
Há pouco mais de dois meses, a P3K Comunicação, em parceria com a Indicafix e a B3, mergulhou em um movimento com o objetivo de impactar e plantar uma semente de transformação em nossa área de Comunicação Interna.
Estou falando do Impact Comms, que você deve ter ouvido falar por aí. De uma inquietação, nasceu a ideia: um movimento para fomentar a transformação e o reposicionamento da CI no mercado. Mas na contramão das tendências, (um tanto batidas, a meu ver) o que significa, na prática, essa transformação?
No sentido de posicionamento, já tivemos um grande avanço, ou seja, a área já não é mais vista como secundária, aquela que apenas cumpre um papel de transmitir informações. Muitas vezes, possui o potencial de até mesmo auxiliar na definição dos objetivos da companhia. No meu dia a dia com clientes, parceiros e equipes, eu me entusiasmo, pois acredito que muitas organizações já veem a Comunicação Interna como uma área estratégica e fundamental para o sucesso de uma empresa, afinal, só assim podemos evoluir juntos!
Ainda sobre posicionamento, porém, a CI precisa ganhar mais espaço, sendo parceira das áreas em muitos aspectos, como por exemplo, auxiliar e instrumentalizar a liderança, transmitindo consistência e coerência entre o que é comunicado para o público interno – como o propósito, os valores, a estratégia e cultura – e o que é praticado pela empresa. Assim, gera confiança, credibilidade, engajamento e produtividade, que irão refletir na reputação da empresa e em sua marca empregadora, o que é essencial para a perpetuidade da organização no mercado.
Já sobre a transformação, parto da premissa de que ela é uma jornada e não um evento! Então, na prática, e dentro desse contexto, a transformação acontece com ação e atitude constantes, levando na bagagem atributos da Comunicação Interna.
De forma empática, a CI necessita entender seus diferentes públicos e suas informações pessoais e profissionais, para criar conteúdos que tenham uma linguagem adequada e personalizada para cada perfil, conectando e sendo compatíveis aos diversos canais.
Para trazer mais visibilidade ao setor e agregar valor, a Comunicação Interna e Estratégica pode fazer benchmarking, mostrando o que já funcionou em outras organizações. Além disso, ao mensurar seus resultados, a área prova sua capacidade de alavancar os negócios e gerar impacto positivo às pessoas que fazem parte das empresas.
Ser simples sem ser simplista! No mundo atual, onde os riscos com a infoxicação estão cada vez mais evidentes, tratar a comunicação de forma simples, efetiva e estruturada é a nossa grande oportunidade! Afinal, “uma comunicação que funciona é simples”. É nosso papel traduzir assuntos complexos em linguagem adequada, utilizar recursos visuais e lúdicos para facilitar o entendimento das pessoas.
Inspirar também é o caminho! Quando pautada por narrativas assertivas, autênticas, inspiracionais e envolventes, a comunicação interna consegue conduzir as pessoas àquilo que faz sentido. E é o sentido do trabalho que move as equipes a alcançar os objetivos estratégicos de forma genuína e verdadeira.
Existem muitos outros atributos que podem ser vistos aqui, no nosso manifesto para uma comunicação que impacta e transforma, mas a mensagem principal que quero deixar é um convite para a reflexão: o que você tem feito para transformar a comunicação interna da sua organização, quais passos dessa jornada têm sido efetivos para você?
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
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