Comunicação Interna será guiada por experiência e dados em 2022
Não quero começar esse texto usando o clichê de “o ano novo chegou e todos os olhares já estão nele”, mesmo isso sendo verdade.
2021 certamente foi um ano desafiador para as áreas de Comunicação Interna e RH. Arrisco, inclusive, a dizer que foi mais do que 2020.
A pandemia pegou todos de surpresa, destruindo qualquer planejamento feito, mas em 2021 começamos a ter a real dimensão das consequências e disrupções causadas por ela. E nunca mais voltaremos para o que éramos (e isso não é ruim).
Diferentes modelos de trabalho dentro da mesma organização, o crescimento do uso de soluções digitais em diferentes áreas, entre outras mudanças significativas.
Nesse texto, quero compartilhar o que já é possível enxergar como tendências para a área de Comunicação Interna em 2022. Além disso, já falei por aqui sobre os desafios que CI enfrentará neste novo ciclo, recomendo a leitura.
Employee Experience
Na verdade, essa experiência depende, dentre vários fatores, da efetividade de Comunicação Interna. Afinal de contas, como ser feliz em uma empresa se você se sente perdido e mal informado?
O tema já faz parte da agenda de RH há certo tempo, mas CI entra na jogada com força em 2022. Transparência e clareza para uma melhor experiência!
Mobile-first
Muitas empresas ainda usam como carro-chefe canais de Comunicação Interna antigos, como intranet e e-mail. Já passou da hora de mudar isso, hein?!
Já é possível notar a transição para a comunicação mobile-first, que foca na mobilidade do usuário. As redes sociais corporativas, que vêm ganhando cada vez mais adeptos, são um exemplo.
Com o aplicativo, é possível trabalhar engajamento e comunicação, além de reduzir ruídos e oferecer uma estratégia de CI igualitária, chegando até o colaborador, esteja ele dentro de um escritório ou não.
Mensuração
Esse ponto já mostrou a que veio, mas segue tendo destaque em 2022. CI, que ganhou força e destaque com a pandemia, precisa mostrar a partir de dados o valor do seu trabalho. E isso é possível a partir de métricas.
Sendo assim, investir em ferramentas que facilitem o trabalho do profissional e gerem esses dados de forma automatizada, como no caso da rede social corporativa.
Além dessas tendências, ressalto um ponto importante e que não pode faltar em nenhuma CI: o planejamento estratégico da área! Lançamos um episódio especial do Dialog Talks sobre o assunto e vale a pena assistir com bloco de notas aberto para anotar tudo.
E na sua empresa, já está alinhado a esses pontos? Enxerga mais alguma tendência? Vamos conversar nos comentários!
Destaques
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- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
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- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
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