Comunicação em tempos de crise: o caso do COR-Rio nas redes sociais

O carioca é resiliente mesmo. Tanto é que no Rio de Janeiro o Centro de Operações da Prefeitura – COR-Rio, se chama Centro de Operações e Resiliência. Mas isto é só uma curiosa introdução para comentar o “case” deles que aconteceu esta semana numa rede social.
No dia da operação policial – infelizmente – mais comentada no país este ano, 28 de outubro, início da tarde, o perfil de Instagram do COR-Rio somava 138.730 seguidores e no dia seguinte, em cerca de 24 horas, tinha mais que triplicado, chegando aos 451 mil seguidores. Depois que a situação na cidade acalmou, este número estacionou em 456 mil, mas este não foi o único resultado em termos de comunicação.
Ainda que este crescimento surpreendente não tenha sido planejado – pois aconteceu em virtude do caos gerado na cidade –, só vem comprovar a máxima de que Crise = Oportunidade. Pois esta semana o perfil do COR-Rio no Instagram se tornou o principal canal de comunicação oficial sobre os acontecimentos ligados à operação policial realizada pelo Governo do Estado do RJ. Além das emissoras de TV, que enviaram equipes de reportagem para o Centro, buscando transmitir as informações em primeira mão para os espectadores, a rede social era o canal oficial mais ágil que a Prefeitura podia usar para informar aos cidadãos – de modo fidedigno – sobre os transtornos e alternativas na cidade em termos de meios de transporte e vias para deslocamento. E fez o trabalho direitinho, aproveitando a oportunidade para o COR-Rio se posicionar e até fazer campanha contra as fake news e em prol da boa informação.
De qualquer forma, após a normalização dos serviços urbanos, a maioria dos moradores do Rio passou a saber o que é Estágio 1, 2, ou até 5, como são classificados os níveis que indicam a criticidade das condições operacionais da cidade para a população. Também sabemos agora que existem cinco níveis de calor (NC1 a NC5) para indicar e alertar sobre o “clima” insustentável na capital, pois esses são outros indicadores monitorados pelo Centro de Operações, divulgados ao longo desta semana.
Enfim, não sei se a Prefeitura do Rio vai usar este crescimento exponencial do seu perfil de Instagram como case de sucesso, dada a conotação negativa dos episódios que se sucederam. Mas, de fato, penso que fizeram bom uso das redes sociais e o time de comunicação foi ágil na jogada, marcando muitos pontos. Só esperamos não precisar consultar esse canal no futuro pelos mesmos motivos.
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