PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
27 de abril de 2020

Com o novo coronavírus, passamos por uma transformação social

Elizeo Karkoski
 
  • COMPARTILHAR:

Texto publicado originalmente no LinkedIn, em 23 de abril.

(Créditos: Pixabay)

O ano de 2020 chegou com grandes expectativas no cenário econômico nacional. No entanto, o covid-19 transformou não só planos econômicos do Brasil, mas todo horizonte do planeta. Surfávamos na onda da Transformação Digital/Transformação Cultural, mas hoje uma pandemia nos mostra a realidade de uma Transformação Social.

A valorização de muitos aspectos da vida está voltando à tona, e isso se torna um reflexo dentro das empresas e do contato com os clientes. A Transformação Social vai muito além das mudanças tecnológicas e organizacionais.

Segundo a revista norte-americana Forbes, no artigo “Digital Transformation For Good Shines As We Fight COVID-19”, escrito pelo colunista Daniel Newman, publicado no dia 10 de abril de 2020, “a transformação digital bem-sucedida não é apenas a capacidade da empresa de obter métricas de relacionamento com o cliente. O verdadeiro sucesso está na capacidade da instituição de melhorar a vida do consumidor, especialmente na sequência deste atual momento”.

As incertezas têm predominado em nossos pensamentos. Certo é que estamos passando por uma metanoia, que daqui para frente irá reconstruir valores e já está mudando nosso modo de ver o mundo e estar inserido dentro dele. E, como comunicadores, acreditamos que repensar a comunicação é fundamental para viver a nova realidade.

Aqui na P3K Comunicação já percebemos que uma nova forma de atuar na Comunicação com Empregados tem se desenhado (não mais baseada nas organizações, mas sim nas pessoas). É preciso nos comunicar com o íntimo do nosso público, nesse momento de tanto medo e angústias. Cabe a nós, profissionais de comunicação, levar até elas conteúdos que sejam relevantes, que vão trazer conforto, esperança e confiança para transformar de fato o mundo e as relações. Podemos chamar essa combinação de Inside Communication.

Com esse feeling, uma coisa é certa: só vai funcionar se não pararmos no tempo. Precisamos nos reinventar e o primeiro passo é definirmos o que fazer. Esse é o nosso pote de ouro no fim do arco-íris: não lidamos mais com as informações ou com a vida de maneira linear. Devemos pensar em narrativas que tenham flexibilidade, menos apego a cronologias, mais força nas atitudes.

Como dar o start?

Comecemos pensando em novas racionalidades e juntamos com o que cada um tem de mais positivo dentro do trabalho e da vida. Apenas façamos nossa parte, iniciando com a abertura dos horizontes da mente. A busca pelo autocuidado, saúde mental, novas formas de organizar a sociedade e voltarmos, não à normalidade de antes, mas a uma nova normalidade, aquela que desejamos vivenciar.

Como é a sociedade que você deseja? O que ela mantém do que temos hoje e o que deve ser descartado? O que de novo podemos propor, fazer, compartilhar?

Vamos refletir juntos e encarar esses novos desafios. Com certeza sairemos mais fortalecidos dessa se mantivermos o olhar nas pessoas e nas necessidades da coletividade.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Elizeo Karkoski

Sócio-Diretor na P3K Comunicação, agência especializada em comunicação Interna estratégica e Endomarketing. MBA em Gestão Empresarial, Pós graduado em Design e Formação em psicanálise. Na Aberje teve participações como Jurado do prêmio Aberje e Universitário e Membro do Comitê de Comunicação com Empregados.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
  • Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje
  • Oficina Consultoria apresenta relatório com tendências para a comunicação empresarial, com apoio da Aberje
  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade