PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
24 de novembro de 2023

Boss Class: desafios na gestão empresarial diante de novas demandas

Leonardo Müller
 
  • COMPARTILHAR:

No final de outubro, a revista The Economist lançou um novo podcast, Boss Class. O tema são as transformações, dificuldades e dores na difícil tarefa de fazer pessoas com diferentes interesses se ajudarem mutuamente na consecução de objetivos comuns.

A edição impressa daquela semana trouxe duas reportagens com dados sobre o cenário atual, de enormes transformações devido às demandas e desafios crescentes sobre os gestores.

Primeira transformação: as qualidades esperadas mudaram, de um foco em habilidades intelectuais e técnicas para as habilidades sociais (soft skills), como comunicação clara, construção de confiança e colaboração. Um estudo da Harvard Business School coordenado por Raffaella Sadun, mostra que entre 2000 e 2017 menções sobre soft skills em vagas para cargos de C-Level cresceram 30%, ao passo que menções sobre habilidades financeiras e operacionais caíram 40%. A diversidade na força de trabalho tornou necessário que os gerentes desenvolvam melhores antenas sociais para entender e coordenar com uma gama mais ampla de funcionários. O trabalho remoto trouxe tanto benefícios quanto desafios, incluindo a necessidade de melhor coordenação e o custo cognitivo de interrupções constantes.

Segunda transformação: o uso crescente de IA e ferramentas de tecnologia está mudando as competências necessárias para a gestão. Os gerentes estão se adaptando para usar a IA em várias tarefas, desde o trabalho administrativo rotineiro até tarefas analíticas e criativas.

A consequência: o esgotamento entre gerentes está em ascensão. Síndromes de burnout e depressão são cada vez mais corriqueiras, como demonstra uma pesquisa da Adecco Group de 2021.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Leonardo Müller

Economista-chefe da Aberje. Leonardo André Paes Müller é economista formado pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado em filosofia pela USP e pela Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne, e atualmente é doutorando em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Autor do livro “Imaginação e moral em Adam Smith”, publicado pela Alameda Editorial em 2022. Como economista, atuou na área de Pesquisa Produção e Vendas do Mercado Editorial Brasileiro da FIPE. Na academia, é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFABC (PPGEco UFABC), também foi professor visitante no bacharelado em Ciência Econômicas da UFABC e ministrou diversos cursos de extensão na FFLCH-USP.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
  • Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje
  • Oficina Consultoria apresenta relatório com tendências para a comunicação empresarial, com apoio da Aberje
  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade