Boss Class: desafios na gestão empresarial diante de novas demandas

No final de outubro, a revista The Economist lançou um novo podcast, Boss Class. O tema são as transformações, dificuldades e dores na difícil tarefa de fazer pessoas com diferentes interesses se ajudarem mutuamente na consecução de objetivos comuns.
A edição impressa daquela semana trouxe duas reportagens com dados sobre o cenário atual, de enormes transformações devido às demandas e desafios crescentes sobre os gestores.
Primeira transformação: as qualidades esperadas mudaram, de um foco em habilidades intelectuais e técnicas para as habilidades sociais (soft skills), como comunicação clara, construção de confiança e colaboração. Um estudo da Harvard Business School coordenado por Raffaella Sadun, mostra que entre 2000 e 2017 menções sobre soft skills em vagas para cargos de C-Level cresceram 30%, ao passo que menções sobre habilidades financeiras e operacionais caíram 40%. A diversidade na força de trabalho tornou necessário que os gerentes desenvolvam melhores antenas sociais para entender e coordenar com uma gama mais ampla de funcionários. O trabalho remoto trouxe tanto benefícios quanto desafios, incluindo a necessidade de melhor coordenação e o custo cognitivo de interrupções constantes.
Segunda transformação: o uso crescente de IA e ferramentas de tecnologia está mudando as competências necessárias para a gestão. Os gerentes estão se adaptando para usar a IA em várias tarefas, desde o trabalho administrativo rotineiro até tarefas analíticas e criativas.
A consequência: o esgotamento entre gerentes está em ascensão. Síndromes de burnout e depressão são cada vez mais corriqueiras, como demonstra uma pesquisa da Adecco Group de 2021.
Destaques
- COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
- Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
- Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje
- Oficina Consultoria apresenta relatório com tendências para a comunicação empresarial, com apoio da Aberje
- Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar COP30: Comunicação como herança, consciência e potência políticaCarlos Parente A comunicação que transcendePablo Assolini Nem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?Rizzo Miranda ESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezasLeila Gasparindo Construir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH