Boss Class: desafios na gestão empresarial diante de novas demandas

No final de outubro, a revista The Economist lançou um novo podcast, Boss Class. O tema são as transformações, dificuldades e dores na difícil tarefa de fazer pessoas com diferentes interesses se ajudarem mutuamente na consecução de objetivos comuns.
A edição impressa daquela semana trouxe duas reportagens com dados sobre o cenário atual, de enormes transformações devido às demandas e desafios crescentes sobre os gestores.
Primeira transformação: as qualidades esperadas mudaram, de um foco em habilidades intelectuais e técnicas para as habilidades sociais (soft skills), como comunicação clara, construção de confiança e colaboração. Um estudo da Harvard Business School coordenado por Raffaella Sadun, mostra que entre 2000 e 2017 menções sobre soft skills em vagas para cargos de C-Level cresceram 30%, ao passo que menções sobre habilidades financeiras e operacionais caíram 40%. A diversidade na força de trabalho tornou necessário que os gerentes desenvolvam melhores antenas sociais para entender e coordenar com uma gama mais ampla de funcionários. O trabalho remoto trouxe tanto benefícios quanto desafios, incluindo a necessidade de melhor coordenação e o custo cognitivo de interrupções constantes.
Segunda transformação: o uso crescente de IA e ferramentas de tecnologia está mudando as competências necessárias para a gestão. Os gerentes estão se adaptando para usar a IA em várias tarefas, desde o trabalho administrativo rotineiro até tarefas analíticas e criativas.
A consequência: o esgotamento entre gerentes está em ascensão. Síndromes de burnout e depressão são cada vez mais corriqueiras, como demonstra uma pesquisa da Adecco Group de 2021.
Destaques
- Inteligência artificial e excesso de dados desafiam a mensuração na comunicação corporativa
- Encontro da Aberje com Alan Gripp discute transformação digital nos 100 anos d’O Globo
- Folha reafirma aposta em jornalismo financiado por leitores e investe na cobertura econômica
- Crise sob controle: lições de comunicação da CPFL Energia e do Porto do Açu
- Mensuração em Comunicação Interna exige foco, clareza e articulação com a liderança
ARTIGOS E COLUNAS
Pablo Assolini Conteúdo é a base da reputaçãoDario Menezes Dicas de sobrevivência corporativa para momentos de criseLuis Alcubierre Comunicação na hora erradaPaulo Nassar Nova Desordem Mundial: Comunicar em Tempos de TensãoJanaína Leme O poder da gentileza e o desafio de não se perder de si: reflexões com Denise Fraga