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04 de junho de 2025

Audiência cativa? Nem dentro de casa

Carina Almeida
 
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Em tempos de transformação do trabalho, acredito que o que mantém uma organização coesa, forte e engajada não são só processos. São as conexões reais, que fortalecem a cultura e o propósito.

Por isso, a comunicação interna só avança na sua importância estratégica.  ​ ​

A participação dessa vertente no orçamento de comunicação das empresas chegou a 24,3% no ano passado, segundo o estudo da Aberje “Orçamento da Comunicação Empresarial 2024-2025”.

E, aqui na Textual, registramos um aumento de 300% na procura por essa linha de serviços nos últimos 12 meses. Boa parte das demandas de quem nos procura tem a ver com um mesmo pano de fundo: não existe mais audiência cativa nem dentro de casa. O desafio da disputa por atenção é geral.

Por isso, a comunicação com colaboradores precisa ser cada vez mais intencional, ágil e engajadora, para ser, de fato, relevante. E, assim, exercer, na prática, todo o seu potencial estratégico.

Para que isso aconteça, o tripé “intencionalidade, integração e inteligência de dados” se mostra fundamental.

Quando falamos em intencionalidade, falamos de a pauta da comunicação interna estar conectada à agenda do negócio. Ou seja, levando o propósito, os valores e a evolução do negócio para perto das pessoas. E contando essas histórias com quem e por quem faz elas acontecerem na organização.

Sobre a integração: a comunicação interna não é uma ilha, precisa do timing certo e estar sempre alinhada às demais frentes de comunicação da organização. Essa visão mais ampla de oportunidades e riscos é fundamental no desenho de estratégias mais robustas, especialmente em momentos de anúncios de maior impacto.

E chegamos no terceiro “i”: a inteligência de dados. As métricas oferecidas pelos canais digitais são vivas e não devem ficar restritas aos relatórios. Consultá-las e analisá-las no dia a dia nos permite aproveitar ganchos até então não mapeados, corrigir rotas com mais agilidade. Ou seja, agregar assertividade, na busca pelo maior engajamento.

A comunicação com colaboradores tem o poder de transformar conexão em cultura. E, sabemos, cultura também gera performance.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Carina Almeida

Jornalista e economista, Carina Almeida é presidente e fundadora da Textual Comunicação. Ao longo dos 30 anos da agência, Carina liderou projetos nos cinco continentes, sendo eleita Comunicadora do Ano pela Aberje, em 2016, título que se soma aos 51 prêmios nacionais e internacionais da Textual.

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