PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
20 de abril de 2023

Aberje e USP se unem para o desenvolvimento da comunicação

Paulo Nassar
 
  • COMPARTILHAR:

Publicado originalmente no Jornal da USP, em 18 de abril

A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) foi fundada há 56 anos com o objetivo de promover a profissionalização e o desenvolvimento da comunicação nas empresas e instituições. Nossa missão essencial sempre foi disseminar o conhecimento e, por esse motivo, desde o início nos definimos e agimos como uma associação profissional e científica. Hoje, a Aberje é um think tank de referência global.

Esse lastro científico se encontra em alguns marcos da história e memória da Aberje, como a publicação da primeira pesquisa científica sobre comunicação empresarial, produzida na 1ª Convenção da Aberje e publicada na Revista de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, em 1968.

Outro exemplo deste lastro é a realização, em conjunto com a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, do seminário Jornalismo Empresarial e do 1º Curso de Aperfeiçoamento em Comunicação Empresarial, em 1985, e que teve, em seu corpo docente, respeitados especialistas formados nesta Universidade.

Os exemplos são vários, como o estabelecimento do Núcleo de Pesquisas Aberje, que fornece regularmente pesquisas ao mercado e às universidades desde 2001, e que vem consolidando também um departamento de pesquisas e análises econômicas da comunicação; o Centro de Memória e Referência, maior sistema especializado em comunicação corporativa, fundado em 2006; o envio de publicações especializadas da Editora Aberje às bibliotecas das universidades públicas e privadas do País; a oferta de cursos internacionais com universidades de renome global desde 2009; e o oferecimento de um MBA em Gestão da Comunicação Empresarial, desde 2011 – hoje realizado em parceria com a FGV.

A USP sempre foi parte da trajetória da Aberje, pois é pioneira na formação dos grandes pensadores do campo da comunicação no País. E a Aberje sempre foi parte da história da USP, sendo considerada por importantes autores do campo científico como o “embrião da comunicação organizacional brasileira”. Agora, com a assinatura do termo de parceria entre Aberje e USP, em 17 de abril de 2023, este laço se expande também para os servidores técnicos e administrativos da Universidade que atuam nas áreas de comunicação. A Escola Aberje de Comunicação passa a ser uma aliada dos esforços de profissionalização da comunicação da USP ao ofertar programas de capacitação em diversos temas da área, como gestão, mensuração, sustentabilidade, reputação, comunicação digital, comunicação pública e diversidade e inclusão. Essa parceria também demonstra a sensibilidade que o reitor da Universidade, prof. dr. Carlos Gilberto Carlotti Junior, e a vice-reitora, profa. dra. Maria Arminda do Nascimento Arruda, vêm tendo com a comunicação, assim como a Superintendência de Comunicação Social, liderada pelo prof. dr. Eugênio Bucci. Isso simboliza um avanço importante, pois a comunicação é propulsora de engajamento nos temas caros à sociedade. Tenho orgulho de poder contribuir para essa relação por ambas as partes por muitos anos, como professor universitário e como dirigente da Aberje.

A assinatura deste convênio é a coroação de um relacionamento que possui profundos reflexos no mercado, na profissionalização e no pensar do campo da comunicação. A Aberje reconhece distintamente o empenho de profissionalização da comunicação da USP e se coloca como apoiadora desse movimento, que impulsiona a pesquisa, a cultura e a extensão, pilares que norteiam a nossa Universidade pública.

Os desafios que temos hoje giram em torno de encontrar soluções, estabelecer pontes e promover a inovação em temas como a sustentabilidade, inclusão, diversidade e o desenvolvimento do País. Temas que possuem uma necessidade imprescindível de boa comunicação. A excelência só pode ser atingida a partir do estabelecimento de uma relação harmoniosa e frutífera entre pesquisa e prática. E tenho certeza de que neste contexto encontram-se aqui duas entidades de nível global, que primam por resultados baseados em valores comuns.

Por fim, é importante lembrar o que diz Alexis de Tocqueville, em seu principal livro, A Democracia na América (1835-1840): “Nos países democráticos, a ciência da associação é a ciência-mãe; o progresso de todas as outras depende dos progressos desta”. E, como ciência-mãe, a ação de associar-se nestes termos, de fortalecimento da democracia, a Aberje adotou esta afirmação como um de seus princípios fundamentais. Tocqueville também nos inspira à medida que, já no século 18, temia pelas ameaças à democracia e defendia o cultivo de uma imprensa livre, dos princípios do jornalismo e também da defesa da verdade. Itens que, desde sempre, são essenciais à boa comunicação e, consequentemente, à democracia.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Paulo Nassar

Diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje); professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); doutor e mestre pela ECA-USP. É coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN), da ECA-USP; pesquisador orientador de mestrado e doutorado (PPGCOM ECA-USP); pesquisador da British Academy (University of Liverpool) – 2016-2017. Entre outras premiações, recebeu o Atlas Award, concedido pela Public Relations Society of America (PRSA, Estados Unidos), por contribuições às práticas de relações públicas, e o prêmio Comunicador do Ano (Trajetória de Vida), concedido pela FundaCom (Espanha). É coautor dos livros: Communicating Causes: Strategic Public Relations for the Non-profit Sector (Routledge, Reino Unido, 2018); The Handbook of Financial Communication and Investor Relation (Wiley-Blackwell, Nova Jersey, 2018); O que É Comunicação Empresarial (Brasiliense, 1995); e Narrativas Mediáticas e Comunicação – Construção da Memória como Processo de Identidade Organizacional (Coimbra University Press, Portugal, 2018).

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje
  • Oficina Consultoria apresenta relatório com tendências para a comunicação empresarial, com apoio da Aberje
  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30
  • Fatores externos e transformação estrutural afetam orçamento da comunicação
  • Nova edição de mestrado profissional impulsiona formação de comunicadores para o impacto social

ARTIGOS E COLUNAS

  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH
  • Oliver DuarteO papel de PR em tempos de tanta tecnologia

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade