A importância da intencionalidade
Vivemos num mundo acelerado. Isso todo mundo sabe. Geralmente mais acelerado do que o que nós podemos ou queremos acompanhar. No trabalho somos muitas vezes atropelados por informações e demandas que nos deixam sem saber por onde começar. Sendo profissionais de comunicação podemos sentir que não estar a par de tudo é em si uma falha. Temos que estar atentos, participativos, engajados…
Mas como é que a gente lida com isso? Faz sentido trabalhar de forma anestesiada, girando a roda do hamster? Pra mim, não. O que acredito que funciona é saber sempre onde quero chegar. Explico: saber o porquê de determinada ação, mesmo que ela por si só não seja tão importante, me ajuda a ter um senso de propósito de que não estou fazendo algo “à toa”. É a calma que eu preciso em momentos de tensão, aquela luz no fim do túnel.
É isso que eu chamo de trabalhar com intenção. E é diferente de trabalhar com objetivos ou metas, que também são superimportantes. A intenção está ligada a desejo, a vontade – o que te motiva a fazer algo, enquanto objetivos e metas estão no campo de resultado.
Agora um exemplo prático. Vamos supor que você é responsável por uma campanha de lançamento de uma nova intranet. O objetivo dela é fazer com que os colaboradores da sua empresa acessem a nova plataforma e, num olhar mais abrangente, aumentem sua produtividade, seu senso de pertencimento, seu conhecimento. Mas o que te motiva a fazer a melhor campanha possível? Qual é a sua real intenção? Talvez seja demonstrar que a área de comunicação está atenta às necessidades dos colaboradores. Talvez seja ter a experiência de conduzir uma grande campanha. Talvez seja demonstrar valor para o conselho dado o grande investimento que foi feito na nova ferramenta. Talvez seja a projeção que um projeto de grande porte traz.
E com a intenção certa, mesmo as pequenas coisas contribuem. Voltando ao exemplo acima, se sua intenção com a condução da campanha de lançamento é a projeção junto aos executivos da empresa, por exemplo, saber dessa intenção vai ajudar a direcionar quais pessoas você vai envolver, para quem você vai apresentar os resultados alcançados, com quais colegas vai interagir, qual agência vai te apoiar e todas as outras decisões tomadas. Se você não tem isso em mente, essa campanha passa a ser apenas mais uma entrega, que por melhor que seja, não vai necessariamente te levar para o lugar em que você quer chegar.
Agora pare e pense. Qual é a sua intenção em estar nesse lugar, nessa ação, nessa posição, nessa empresa, nessa conta? Qual é a sua intenção em tomar determinado caminho, decisão ou atitude? Achar coerência naquilo que fazemos é um grande salto na direção de grandes conquistas.
Não importa o que você quer, mas tenho a certeza de que ter intencionalidade naquilo que se faz direciona esforços, anima, gera boas entregas, acalma corações e faz o nosso dia a dia um pouco mais feliz.
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