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19 de agosto de 2024

A comunicação interna para uma cultura alinhada à estratégia organizacional

Elizeo Karkoski
 
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Nos últimos anos, o tema da cultura organizacional tem ganhado destaque nas discussões sobre gestão e Comunicação Interna. E não é para menos.

Em um mundo cada vez mais dinâmico e competitivo, as empresas que conseguem alinhar a cultura à sua estratégia têm resultados mais significativos. Segundo a última pesquisa de tendências da Aberje, fortalecer a cultura e tornar a estratégia da empresa clara para os colaboradores é um dos principais desafios da área de Comunicação Interna para 49% das organizações participantes.

Mas como fazer isso na prática?

Na P3K, ao longo de quase duas décadas, trabalhamos com diversas empresas que enfrentavam o desafio de alinhar a cultura organizacional à estratégia de negócio.

Muitas dessas organizações passaram por processos de fusão e aquisição. Conforme uma pesquisa da McKinsey, as questões culturais estão entre as que mais impactam e dificultam a criação de valor nos negócios, quando passam por processos de incorporações.

Entre os valores potencialmente limitantes que surgem nesses processos estão silos e feudos, excesso de controle e hierarquia, cautela demasiada, foco no curto prazo, informações escondidas, entre outras. Conforme a mesma pesquisa da McKinsey, no entanto, as empresas que conseguiram alinhar suas culturas corporativas às estratégias do seu negócio geraram 3x mais resultados.

E em todos os casos, para alcançar esses resultados, sempre foi essencial que a comunicação com os colaboradores estivesse bem estruturada, cuidando para que todas as pessoas estivessem bem informadas e compreendessem os rumos e estratégia da empresa. Tudo para se mobilizarem para atingir os objetivos da organização.

Caso Mosaic

A Mosaic, cliente da P3K, é um exemplo recente desse movimento de evolução cultural. A organização está passando por uma grande transformação, em que diversas frentes, para conectar a sua cultura aos seus objetivos globais estratégicos.

O grande desafio da Mosaic começou a partir da aquisição de ativos de outras empresas no Brasil e Paraguai, entre eles a compra da Vale Fertilizantes, que se efetivou em 2018. O desafio da aquisição, por si só, impactaria na necessidade de aculturamento das pessoas que seriam incorporadas à companhia. No entanto, a empresa adquirida, como mineradora e fabricante de fertilizantes, já vinha de uma série de fusões e aquisições, o que tornou o desafio ainda mais intenso.

Há seis anos, a Mosaic vem realizando sua evolução cultural, para fortalecer o senso de pertencimento de todas as pessoas a uma única empresa. Recentemente, após realizar a jornada evolutiva de forma cuidadosa e criteriosa, a companhia iniciou a mudança na sua estrutura de comunicação.

“A mudança de estrutura para reportes mais alinhados globalmente, que já vinha acontecendo também em outras áreas, é parte do princípio de que nós estamos trabalhando para o crescimento de uma só Mosaic, no mundo todo”, explica Luiz Mauricio Pereira, que assumiu recentemente a posição de Gerente Sênior de Comunicação na recém-criada estrutura de Enterprise Communications and Brand Management, que agrega todas as frentes de Comunicação e Gestão de Marca da The Mosaic Company, em todo o mundo.

E como todo o processo de evolução e fortalecimento cultural inclui a disseminação de símbolos e significados, que reforçam o propósito e os princípios das organizações, a Mosaic deu recentemente mais um passo importante. “O nosso processo de transformação também se refletiu recentemente em nossa marca. Apenas no Brasil e Paraguai usávamos Mosaic Fertilizantes. Desde o meio deste ano, deixamos de assinar Fertilizantes e passamos a ser somente Mosaic. Assim, nos tornamos uma só marca em todos os países onde atuamos”, completou Luiz.

Sabendo que a evolução cultural é um processo contínuo, que gera resultados, a organização não vai parar por aí. Alinhar a cultura organizacional à estratégia é um processo contínuo que exige dedicação e esforço permanente da empresa.

Na P3K, maior agência de Comunicação Interna do país, temos experiência e solução para os diversos desafios relacionados à cultura Organizacional e alinhamento estratégico. Atuamos sempre com foco em criar mais conexão com o propósito, senso de orgulho e pertencimento, trazendo uma abordagem próxima e humana, que gera protagonismo das pessoas e resultados para as empresas que atendemos.

Caso este seja o seu desafio também, entre em contato com a P3K clicando aqui e vamos juntos desafiar os limites da comunicação.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Elizeo Karkoski

Sócio-Diretor na P3K Comunicação, agência especializada em Comunicação Interna Estratégica e Endomarketing. MBA em Gestão Empresarial, Pós graduado em Design e Formação em Psicanálise. Na Aberje, teve participações como Jurado do prêmio Aberje e Universitário e Membro do Comitê de Comunicação com Empregados.

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Destaques

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  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
  • Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje

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