A Aberje e o valor do associativismo

Texto para palestra no Lançamento da Agenda Aberje 2025, no Hotel Rosewood, em São Paulo, em 17 de fevereiro de 2025
Um olhar rápido sobre a trajetória histórica da Aberje captura momentos de afirmação da importância do associativismo para a institucionalização de um campo profissional e científico, a comunicação de empresas e instituições no Brasil. A Aberje, como instituição profissional e científica é “a semente da Comunicação Organizacional”, como destaca a emérita professora Margarida Kunsch. Desde a sua fundação em 8 de outubro de 1967, a Aberje tem se dedicado a consolidar o campo profissional e científico da Comunicação Empresarial e Institucional no Brasil. Inspirada nos ensinamentos de Émile Durkheim, a associação baseia-se em três pilares fundamentais: a prática profissional e de pesquisa, a teoria que orienta essa prática e a capacidade de seus membros de se associarem. Esses pilares são indispensáveis para a existência e o fortalecimento de qualquer campo profissional e científico.
Ampliando o olhar, além do campo profissional e científico, o contexto onde se insere o associativismo, clama participação ativa dos cidadãos, como integrantes das empresas, das comunidades e da sociedade. Uma participação fundamental para o fortalecimento das democracias contemporâneas. Nesse contexto, o associativismo emerge como um pilar essencial, promovendo a coesão social, a defesa de direitos e a construção de uma sociedade mais justa e participativa.
A relevância das associações na promoção da democracia já foi destacada por Alexis de Tocqueville em “Democracia na América”. Toqcqueville afirmou que, em países democráticos, a ciência da associação é a “ciência-mãe”; o progresso de todas as outras depende dos progressos desta. As associações orientadas para o bem comum operam como escolas de democracia, onde os indivíduos aprendem a arte da participação cívica, desenvolvem virtudes cívicas e fortalecem a confiança mútua. Esses elementos são cruciais para o funcionamento eficaz das instituições democráticas e da sociedade
Estudos contemporâneos corroboram essa visão. Pesquisas indicam que sociedades com um tecido associativo robusto tendem a apresentar instituições políticas mais eficazes e democráticas.
As associações promovem a criação de redes de engajamento cívico que facilitam a coordenação, a comunicação e a resolução de dilemas de ação coletiva. Além disso, estimulam normas de reciprocidade e confiança social, ampliando o senso de coletividade e pertencimento. Como destacado por Robert Putnam, “a vida é mais fácil numa comunidade abençoada por um estoque substantivo de capital social”.
O ato de associar-se transcende a mera união de indivíduos em torno de interesses comuns. Trata-se de um exercício positivo, agregador, que fortalece o tecido social, promove a participação cidadã e contribui para a construção de sociedades mais equânimes e resilientes. Como bem observou Durkheim, as associações são fundamentais para a coesão social e para a vitalidade das democracias modernas.
Concluo a minha intervenção, neste lançamento da Agenda Aberje 2025, destacando que incentivar e fortalecer o associativismo é investir no futuro democrático de nossa sociedade. Que possamos, coletivamente, reconhecer e valorizar a importância das associações, dentre elas a Aberje, na promoção, sem partidarismo, de uma cidadania ativa, e na construção de um mundo mais justo e solidário.
ARTIGOS E COLUNAS
Patricia Marins O desafio da comunicação está na escutaPaulo Nassar Quando o planejamento falha, a comunicação decideCarlos Parente A comunicação, o gato de Schrödinger e os paradoxos do dia a dia
Destaques
- Enquete aponta desafios e oportunidades da Taxonomia Sustentável Brasileira para a comunicação corporativa
- Retrospectiva Aberje 2025: comunicação em meio à tensão e oportunidades
- Aberje define “O Valor da Reputação” como Tema do Ano para 2026
Notícias do Mercado
- Sing Comunicação assume assessoria de imprensa da Memed
- CPFL Energia anuncia novo diretor de Comunicação Empresarial e Relações Institucionais
- InfoMoney amplia participação no mercado financeiro em 2025


































