Colaboradores da Usiminas se transformam em influenciadores digitais


Com a crescente digitalização dos meios de comunicação interna, os colaboradores têm assumido um novo papel nas companhias: o de influenciadores digitais. Ainda que estejam distantes dos milhões de seguidores de nomes famosos nas redes sociais, eles reúnem todas as características que marcam o trabalho: conhecem o ambiente da companhia, conseguem trazer uma linguagem fácil e próxima do público e transmitem as informações “de igual para igual”.
Na Usiminas, a ideia de contribuir para que esses colaboradores atuem como fontes da empresa nasceu em 2019 e ganhou ainda mais força em 2021 com a nova turma dos Colaboradores Comunicadores. No programa, a empresa seleciona um grupo de pessoas que já demonstram facilidade e entusiasmo com a comunicação, realiza treinamentos e ações de apoio para que eles possam produzir conteúdo de qualidade ao longo ano. Ao todo, são 13 profissionais das cinco empresas Usiminas.
“Ninguém melhor do que quem vive o dia a dia da companhia para compartilhar informações corretas e ajudar a combater as fake news que tanto prejuízo causam a todos. Por serem referência em suas áreas de atuação, eles agem como embaixadores da companhia junto às equipes e às comunidades vizinhas às nossas operações, contribuindo para tornar a comunicação ainda mais próxima dos diferentes públicos”, avalia Ana Gabriela Dias Cardoso, diretora de Comunicação e Relações Institucionais da Usiminas.
A estratégia tem mostrado resultados positivos. Segundo a diretora, as mensurações realizadas indicam que os conteúdos em que o colaborador comunicador é protagonista geram maior engajamento. “Justamente por essa conversa de igual para igual e em uma linguagem compartilhada por todos no dia a dia”, explica.
Gabriela destaca, ainda, que o levantamento das pautas é feito em conjunto entre os influenciadores e a equipe de Comunicação, a partir de temas identificados como de interesse das equipes ou das comunidades vizinhas. A partir daí, cada colaborador trabalha o assunto da sua maneira, contando com apoio técnico para filmagens, revisão, edição etc. Eles também usam suas próprias redes, sempre de maneira espontânea, para divulgar um pouco mais da rotina nas plantas.
Desde o início do ano, a turma de influenciadores já produziu diversos conteúdos. De matérias sobre o kit escolar oferecido pela empresa até a explicação dos números relacionados ao programa de Participação nos Lucros e Resultados. Uma das frentes é a editoria “Passando a Limpo”, em que o colaborador tira dúvidas comuns entre colegas e também da comunidade. Um dos resultados desse quadro pode ser conferido no vídeo que explica alguns dos controles ambientais recentemente adotados na Usina de Ipatinga, na cidade mineira de mesmo nome. A produção estrelada por Wellington Gonçalves, operador de produção conhecido na planta como Garotinho 10, é sucesso entre as equipes e na comunidade e já é um dos mais vistos no canal, com mais de 28 mil visualizações.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

































