09 de julho de 2019

CFR-PTN implanta aplicativo de gestão pedagógica

A Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) implantou em 2019 um sistema informatizado de acompanhamento dos jovens em formação. Chamada CFR Web, a ferramenta concentra informações como dados pessoais, notas de avaliações e produtividade no campo, tornando o processo de gestão pedagógica mais dinâmico, rápido e realizado em tempo real.

Instituição que faz parte do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), iniciativa coordenada pela Fundação Odebrecht – instituição associada da Aberje, a CFR-PTN oferta a adolescentes da zona rural do Baixo Sul da Bahia o curso de Agropecuária. Sob a metodologia da Pedagogia da Alternância, os estudantes passam uma semana em período integral na escola, com aulas teóricas e práticas, e duas nas propriedades das suas famílias, onde aplicam os conhecimentos adquiridos e os compartilham com suas comunidades.

Deraldo Nascimento, educador responsável pela CFR Web, explica que a ferramenta é essencial para acompanhar em “tempo real” a vida escolar e representa uma inovação tecnológica para a CFR-PTN. “A Casa Familiar precisa monitorar resultados como a quantidade de Ações Multiplicadoras  que um aluno faz e o número de pessoas que ele vem impactando, avaliar seu nível de oralidade, leitura e escrita etc. Eram informações que já tínhamos em documentos de Word e planilhas manuscritas, mas começamos a administrar a partir dessa tecnologia digital, com a qual conseguimos ter uma visão geral do jovem e fazer uma gestão mais estratégica do seu desenvolvimento”, pontua.

 

ACESSO – Segundo Nascimento, a ideia para a criação da CFR Web surgiu em 2015. Após as fases de planejamento e programação, começou a ser utilizada em 2019 por um grupo-teste formado por dez alunos. A expectativa da Casa Familiar é que, até o fim de julho, os demais matriculados já estejam gradativamente tendo seu perfil acadêmico cadastrado.

Educadores e discentes têm permissões distintas na ferramenta, que é organizada em duas plataformas. Pelo computador, a partir do navegador, os professores inserem conteúdos relativos ao acompanhamento dos educandos. Estes, por sua vez, apenas as consultam pelos desktops, não podendo compartilhar diretamente informações.

Já a partir de um aplicativo de celular, os jovens podem enviar dados como fotos ou declarar uma atividade que fizeram em suas propriedades. “Quando o estudante entra no aplicativo, aparecem na tela todos os seus registros pedagógicos. É ainda permitido ao aluno declarar se acabou de realizar uma adubação ou poda nos seus cultivos, por exemplo”, reforça Nascimento.

Valdemar Santos, que cursa o 3º ano na CFR-PTN, já está conectado na CFR Web. “Desde que comecei a usar, achei muito interessante. Como eu utilizo bastante o celular quando estou em minha propriedade, o aplicativo acabou facilitando e deixando mais prático compartilhar com os professores os dados sobre a minha área produtiva”, comenta.

Thales Lima, educador do 1º ano da Casa Familiar, reforça os benefícios da ferramenta, que aumenta o potencial de tomar decisões de forma mais assertiva a fim de contribuir para a formação das turmas. “Todas as informações estão automaticamente no sistema. Isso torna mais prático e rápido para nós sabermos o que está acontecendo com aquele jovem, tanto na parte pedagógica quanto da produtiva”, salienta.

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