CBN completa 30 anos hoje e traz programação especial
Hoje, dia 1º de outubro, a CBN – Central Brasileira de Notícias, completa 30 anos no ar e traz uma programação com convidados especiais que vão trazer seus estilos, visões, análises e questões para os noticiários que contarão com suas participações. O slogan que acompanha a CBN – 30 anos tocando notícias – traduz um conceito que não existia no Brasil quando a emissora foi criada.
O modelo all news da Rede CBN foi pioneiro e, atualmente, está presente nas principais cidades brasileiras, com quatro emissoras próprias, incluindo a CBN São Paulo, e 30 afiliadas. São cerca de 200 jornalistas, entre repórteres, produtores, editores, âncoras e comentaristas. Desde 1998 na rádio, Milton Jung é um dos radialistas mais conhecidos nesse meio e âncora do Jornal da CBN e do programa Mundo Corporativo; também é mestre de cerimônia do Prêmio Aberje há 16 anos e instrutor na Escola Aberje de Comunicação.
Executada desde junho passado, a série CBN 30 anos retorna à programação, relembrando os principais acontecimentos de cada ano de existência da rádio, com trechos de reportagens históricas, dos grandes momentos políticos aos acontecimentos que marcaram o país e o mundo.
A CBN também realizará lives especiais para discutir assuntos da atualidade, além do futuro do rádio e do áudio digital, destacando o histórico da rede jornalística em frentes como o podcast, formato de entrega on-line feita pela emissora desde 2005.
Outra iniciativa da CBN no digital será “um ambiente especial no site e no aplicativo que apresenta a série completa dos 30 anos, e continua aberto o espaço para que os ouvintes que acompanham a CBN participem das celebrações”, indica a emissora jornalística.
A Rede CBN
Operada pelo Sistema Globo de Rádio, a CBN começou seus trabalhos em São Paulo substituindo a antiga Excelsior AM tornando-se a CBN AM 780. Em 1995 começaram as transmissões em 90.5 FM na capital paulista. Além de São Paulo, a CBN do Rio de Janeiro também completa essa mesma idade, tendo iniciado suas atividades em 1991, através da 1180 AM (e está no ar em 92.5 FM desde 2005).
Além do Rio e de São Paulo, a CBN conta também com outras duas praças que compõem sua rede de emissoras próprias, sendo a CBN FM 95.3 de Brasília (no ar desde 1993 e com passagem pela AM 750, hoje transmitindo a Rede Jovem Pan News) e a CBN FM 106.1 de Belo Horizonte (canal que já foi utilizado pela Transamérica na década de 90).
E a rede de afiliadas da CBN é uma das mais extensas e importantes do Brasil. Conta atualmente com 44 estações ativas (sem contar as quatro praças próprias já citadas). E essa trajetória conta com expansões recentes (CBN AM 750 de São José dos Campos, CBN FM 95.3 de Joinville e CBN FM 95.9 de Cuiabá) e afiliadas veteranas com mais de duas décadas de atuação (CBN FM 99.1 de Campinas, CBN FM 90.1 de Curitiba, CBN FM 95.5 de Maringá, CBN AM 1390 de Porto Alegre, CBN AM 740 de Florianópolis e CBN FM 100.9 de Londrina).
Veja aqui a lista completa de emissoras da Rede CBN
Destaques
- Comitê de Gestão da Comunicação e Reputação Corporativas discute fake news e seu impacto na reputação das organizações
- Lições da Comunicação nos Jogos Olímpicos de 2024
- Masterclass com Raí marca lançamento do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados
- Comitê Aberje de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora aborda liderança na comunicação interna
- Raí fará masterclass para primeira turma do Mestrado Profissional em parceria da Aberje com FGV e Fundação Itaú
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativaMarcos Santos O centenário de uma marcaAdriana Toledo A era das collabs: por que parcerias criativas dominam o mercadoAgnaldo Brito O papel estratégico da Comunicação Corporativa no segmento de infraestrutura