22 de março de 2022

Casa Fiat de Cultura, IED e Consulado da Itália realizam palestra virtual sobre regeneração dos espaços urbanos em comemoração ao Italian Design Day

No bate-papo, os arquitetos Alexandre Salles e Nara Grossi abordam as múltiplas possibilidades do design para repensar os espaços urbanos com foco em um futuro mais sustentável

Em comemoração ao Italian Design Day (IDD), a Casa Fiat de Cultura, em parceria com o Consulado da Itália em Belo Horizonte e o Istituto Europeo di Design (IED), promove, no dia 23 de março, às 19h, um bate-papo online entre os arquitetos Alexandre Salles e Nara Grossi, com o tema “Regeneração dos espaços urbanos: a memória dos lugares e os lugares da memória”. Eles vão destacar a importância do resgate histórico e cultural dos espaços urbanos, em um cenário de grandes e complexas transformações. O evento será realizado em transmissão ao vivo, com participação gratuita e inscrições pela Sympla: https://bit.ly/RegeneracaoEspacosUrbanos.

A sexta edição do IDD será comemorada no Brasil em 23 de março, com o tema “Re-Generação. Design e novas tecnologias para um futuro sustentável”. A iniciativa do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália discute o papel do design na antecipação de mudanças globais, além de ser uma ponte entre as grandes revoluções tecnológicas e o estilo de vida das pessoas, com mais bem-estar e sustentabilidade.

Ao mergulhar na história dos espaços urbanos e compreender sua origem e evolução, identifica-se suas particularidades, simbolismos e até características que ajudam a moldar a nossa identidade social e cultural. Os arquitetos vão apresentar exemplos brasileiros e italianos para abordar as possibilidades interdisciplinares do Design, que pode ser trabalhado em conjunto à Arquitetura e ao Urbanismo e se tornar uma ferramenta estratégica para recuperar espaços contemporâneos, com alto potencial de sucesso, em comparação a outros modelos globais.

“Temos uma grande complexidade de questões e transformações de toda ordem e escala, que têm delineado, de forma veloz, a nossa vivência urbana. Compreender melhor a história dos lugares, nos ajuda a entender seu simbolismo, as características que nos fazem sentir pertencentes a esses espaços e como eles nos conectam a nós mesmos”, reflete Alexandre Salles.

A palestra “Regeneração dos espaços urbanos:  a memória dos lugares e os lugares da memória” é uma realização da Casa Fiat de Cultura, do Consulado da Itália em Belo Horizonte do Istituto Europeo di Design (IED) e do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Fiat, do Banco Safra e da Usiminas, e co-patrocínio do Grupo Colorado. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, do Governo de Minas e do Governo Federal, além do apoio cultural do Programa Amigos da Casa, da Brose do Brasil e do Instituto Usiminas.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *