Carrefour Compra Grupo Big
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/fly-images/56969/24-03_big-470x300.png)
Varejistas Somam Vendas de R$ 100 Bilhões
O Grupo Carrefour Brasil entrou em um acordo com a Advent International e o Walmart para a aquisição do Grupo Big, por R$ 7,5 bilhões. A companhia possui 387 lojas em 19 estados, entre sete bandeiras, e registrou R$ 24,9 bilhões em vendas brutas em 2020. A combinação criará um grupo com vendas brutas de cerca de R$ 100 bilhões. Segundo o Carrefour, a operação expandirá sua presença em regiões onde tem penetração limitada, como o Nordeste e o Sul. A transação permanece sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e dos acionistas do Carrefour Brasil. Atualmente, o grupo opera 489 lojas, incluindo 100 hipermercados Carrefour, 53 supermercados com as bandeiras Carrefour Bairro e Market, 130 lojas de proximidade do Carrefour Express e 206 operações de cash & carry do Atacadão, além de 125 farmácias e 77 postos de gasolina.
Conversão de Bandeiras
A aquisição permitirá que o Carrefour expanda seus modelos, principalmente de atacado e hipermercado, e atue em um novo segmento com o formato Sam’s Club, através de um contrato de licenciamento com o Walmart. O grupo planeja converter as unidades da bandeira Maxxi Atacado para Atacadão e parte das lojas Big e Big Bompreço para Atacadão ou Sam’s Club. As demais lojas serão transformadas em hipermercados Carrefour. A base da companhia, formada por mais de 45 milhões de clientes, terá a adição de cerca de 15 milhões de clientes do Grupo Big.
Conclusão em 2022
A conclusão da operação está prevista para 2022 e seu pagamento será realizado 70% em dinheiro e 30% por meio de emissão de novas ações do Carrefour. Quando finalizada, o Grupo Carrefour deterá 67,7% de participação do Carrefour Brasil (ante 71,6% hoje) e a Península Participações, 7,2%, enquanto a Advent e o Walmart terão, juntos, 5,6% de participação. Os termos da transação também incluem o adiantamento de R$ 900 milhões aos vendedores.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires