Carolina Paiva, da Tim, é a nova Diretora do Capítulo Aberje Rio de Janeiro
A Gerente Executiva de Comunicação Interna e Marca Empregadora da TIM Brasil, Carolina Paiva, assume nesta semana a Diretoria do Capítulo Aberje Rio de Janeiro. Ela dá sequência ao trabalho de Philipe Dias, que ocupava a Gerência de Relacionamento com a Imprensa e Comunicação Interna da BR Distribuidora.
A representação da Aberje nos estados brasileiros é uma prerrogativa de governança para engajar, dar visibilidade e reconhecer organizações associadas fora da sede em São Paulo. A função dos Capítulos envolve divulgar as atividades nacionais da associação e incentivar a participação dos associados, bem como criar e implementar um calendário de ações locais. Outra parte do cargo envolve coletar dados sobre a atividade de Comunicação em empresas e instituições da região, devolvendo insights relevantes para tomada de decisão da entidade.
Formada em Jornalismo pela Universidade Gama Filho, Carolina tem MBA em Marketing pelo Instituto COPPEAD da UFRJ. Teve experiência em empresas de grande porte de diferentes segmentos, como SulAmérica Seguros, Vale Soluções em Energia, Icatu Seguros, FQM Farmoquímica e Metrô Rio Está na TIM desde 2016, responsável por alavancar o engajamento dos profissionais com a cultura organizacional e os objetivos estratégicos, suportar a liderança no desafio da comunicação; pela Gestão de Clima e Engajamento; e pela gestão da Marca Empregadora.
Para Hamilton dos Santos, Diretor Geral da Aberje, a nomeação de profissionais, que atuam como voluntários nos estados, promove a comunicação nas organizações, gera conhecimento e fortalece o papel estratégico do comunicador, tornando a Aberje uma referência no tema na região com uma percepção positiva para a entidade e para o próprio movimento associativo. Paulo Nassar, Diretor-Presidente da Aberje e professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ressalta que frentes de atuação fora de São Paulo atesta uma visão de mundo que não aceita mais centralidades ou eixos preferenciais. As particularidades de desenvolvimento e as demandas de todos os pontos do Brasil precisam ser considerados e atingidos.
Carolina se diz animada com o desafio e, principalmente, com a oportunidade de promover mais discussões no estado do RJ, que vem carecendo de iniciativas de integração e desenvolvimento para comunicadores. Ela afirma que, para sua gestão, envolverá os associados nas tomadas de decisão sobre as ações e conteúdos do período.
A atuação de uma representação regional da Aberje conta com todo o suporte da entidade e envolve desde curadoria temática e organização de cursos e eventos, passando por edição e lançamento de livros e pesquisas com recortes específicos, até interlocução oficial com a imprensa e entidades congêneres em entrevistas e palestras. Um calendário formal vai ser planejado a partir de consultas aos associados para os próximos meses.
Associados
São associados da Aberje no Rio: Agence France-Presse, UHG Brasil, Enel Distribuição Rio, Enel Cien, Enel Green Power, Arteris Fluminense, Banco do Brasil, Centro Cultural do Banco do Brasil, BNDES, Bayer, Bradesco Seguros, Braskem, Brookfield, Naturgy, Eletrobrás, Concer, Energisa, IBM, Ipiranga, Light, Mattos Filho Advogados, Mongeral Aegon, Neoenergia, Nissan, Nova Transportadora do Sudeste, BR Distribuidora, Coca-Cola, Shell Brasil, Estácio, Souza Cruz, Sulamérica, Ternium, Tegra Incorporadora, Thales Brasil, TIM, Unimed Rio, Unisys Brasil, Vale, White Martins Praxair e Wilson Sons.
E ainda as entidades Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais/Anbima, Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento/ABDE, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo/CNC, Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados, de Capitalização e de Previdência Complementar Aberta/Fenaseg, Fundação de Seguridade Social Braslight, Fundação Petrobras de Seguridade Social/Petros, Fundação Vale do Rio Doce de Seguridade Social/Valia, Instituto Aço Brasil, Operador Nacional do Sistema Elétrico/ONS e Senac Departamento Nacional.
Também integram a rede da Aberje no estado as consultorias e agências Race Comunicação, Approach, Comtenta, Cortex Intelligence, Diferencial, Edelman, Group Caliber Gestão Marca & Reputação, Info4, Grupo In Press, In Press Media Guide, Insight Comunicação, LLYC, Makemake, Máquina Cohn & Wolfe, New Ideas, Planin, Repense, FSB Comunicação, Atto Comunicação,Textual, Vbrand e Weber Shandwick.
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa