21 de dezembro de 2023

Capítulo Amazônia define temas da agenda de encontros para 2024

Pesquisa ouviu comunicadores locais e discute COP28 em janeiro
Evento de inauguração do Capítulo Aberje Amazônia - (Créditos: Ronald Dias)

O recém-criado Capítulo Aberje Amazônia (representação que cobre associadas da Aberje em todos os Estados da Amazônia Legal) realizou uma pesquisa em dezembro, entre seus membros e outros profissionais de comunicação da região, para definir temas prioritários de sua agenda de encontros e atividades, além de ações a serem consideradas em 2024.

A pesquisa ouviu a opinião de profissionais, em nível de diretoria, gerência, coordenação e outros, que pertencem a empresas com atuações urbanas, rurais e em áreas tradicionais (APA’s, Resex, etc), diretamente no território amazônico (39%) ou totalmente regional – criada e atuante exclusivamente em um dos Estados da região (28%). A maioria das empresas dos participantes está presente no Pará (61%). 28% delas estão presentes no Maranhão e 22% no Amazonas. 6% das empresas dos participantes estão presentes em todos os Estados da Amazônia Legal.

Os dois temas eleitos pela maioria dos respondentes como prioritários para serem abordados nos encontros foram: ESG e Sustentabilidade (44%) e Relacionamento com Comunidades (39%). Em seguida, com 28% foram eleitos Gestão da Mudança e Inovação e Gestão de Comunicação Interna, Comunicação Digital e Redes Sociais.

Os temas possuem recortes ou afunilamentos indicados pelos entrevistados, como a promoção da marca Amazônia a partir dos princípios de ESG e Sustentabilidade, e como estabelecer primeiros contatos com comunidades – tradicionais, indígenas e ribeirinhas – e como se comunicar com comunidades atingidas por desastres climáticos.

A agenda dos encontros do Capítulo Amazônia em 2024 será definida a partir destas temáticas, combinando com outros assuntos e interesses das associadas. Em janeiro, essa agenda será aberta em um encontro online exclusivo com o intuito de aprofundar as discussões sobre as impressões e insights provenientes da COP28, recém-realizada em Dubai. O objetivo é proporcionar uma análise aprofundada das experiências de participantes que estiveram presencialmente na Conferência, envolvendo-se em diversas agendas e painéis abordando temáticas relevantes. O evento também terá como objetivo discutir estratégias para que empresas e instituições se preparem de maneira eficaz para participar das próximas edições da COP, agendadas para 2024 no Azerbaijão e 2025 em Belém, no Pará, Brasil.

Realizado através da plataforma Zoom, o encontro online contará com um número limitado de participantes, promovendo um ambiente propício para interações significativas entre os inscritos e os debatedores.

  • COMPARTILHAR: