Campanha da Volvo valoriza caminhoneiro
![](/wp-content/uploads/2024/01/clear.gif)
Andrea Martins
Baixa renumeração, estradas ruins, assaltos e acidentes. Motivos não faltam para que os motoristas de caminhão se sintam desmotivados a seguir na profissão. Pesquisas mostram que 55% dos caminhoneiros deixariam o volante dos veículos pesados e que 86% não gostariam que o filho seguisse o mesmo caminho. Em um país como o Brasil, com 70% do transporte de carga concentrado em rodovias, os dados preocupam o setor.
São quase 2 milhões de veículos pesados, entre autônomos, empresas e cooperativas – e há risco de faltar mão-de-obra quando a economia se recuperar. “Há dois anos estava faltando 100 mil motoristas. Atualmente, com a crise, não há déficit”, afirma Solange Fusco, diretora de Comunicação Corporativa do Grupo Volvo América Latina. “Mas quando o Brasil voltar a crescer, este problema vai retornar. Se os caminhões pararem, o Brasil para.”
Para tentar reverter esta percepção negativa em relação à profissão, a sueca Volvo lançou, no Brasil, uma campanha de valorização do profissional de caminhão. A primeira ação é a promoção Sua Voz Te Leva Longe, que vai ouvir a opinião dos motoristas sobre as estradas brasileiras e vai sortear um participante para viajar à Suécia, sede da Volvo, em outubro, acompanhado do jornalista Pedro Trucão, do programa Pé na estrada, da TV Bandeirantes.
![Site da promoção Sua Voz Te Leva Longe](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Site-campanha-Volvo.jpg)
“A Suécia tem um dos melhores transportes de carga do mundo”, diz Pedro Trucão, que cobre o setor de caminhões desde 1981. “A ideia é rodar por aquele país, ver as condições de lá, o que é bom e funciona, para implantar aqui.”
A Volvo espera coletar informações importantes com esta campanha, para entender as percepções e necessidades dos motoristas e desenvolver ações a partir da pesquisa.
![Solange Fusco, diretora de Comunicação Corporativa do Grupo Volvo América Latina](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Solange-Fusco-da-Volvo.jpg)
“Os dados da pesquisa vão nos oferecer subsídios para ações que contribuam para que a profissão de motorista seja mais valorizada a partir do ponto de vista dos próprios motoristas”, afirma Anaelse Oliveira, coordenadora do Programa Volvo de Segurança no Trânsito.
Para participar do sorteio, o caminhoneiro deve se inscrever e responder a um questionário que aborda assuntos relacionados à vida na estrada. O motorista poderá também mandar um depoimento sobre o que a profissão tem de positivo e o que pode ser feito para melhorar, em qualquer formato. Serão aceitos textos, poemas, músicas e vídeos. Os melhores poderão ilustrar as ações de divulgação da campanha.
As inscrições podem ser feitas no site da promoção www.suavoztelevalonge.com.br até dia 31 de julho. O sorteio será realizado no dia 3 de agosto. O vencedor ganhará uma viagem à Suécia de uma semana e ainda irá conhecer a realidade do transporte de cargas no país e visitar a fábrica da Volvo em Gotemburgo.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires