Câmara de Comércio França-Brasil e Agence France-Presse promovem debate sobre notícias falsas e o impacto na área de negócios

Com a evolução digital, o debate sobre fake news tomou grandes proporções, especialmente, devido à difusão dessa prática para fins políticos. Entretanto, a disseminação de notícias falsas tem-se mostrado ampla, com impactos em diferentes segmentos, podendo ameaçar negócios e a reputação de marcas e empresas.
A Câmara de Comércio França-Brasil e a Agence France-Presse (AFP), com apoio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e da MOX Digital, promoverão um encontro no dia 19 de novembro na Mediateca do Consulado da França no Rio de Janeiro, para debater este tema, mostrar caminhos viáveis ao combate à desinformação e conscientizar sobre os riscos de notícias falsas para a área de negócios. O evento reunirá jornalistas, especialistas em fact checking, representantes de empresas, instituições e profissionais do Digital.

Para o painel de debate, estarão presentes Elodie Martinez, coordenadora da célula de Fact-Checking da AFP América Latina; Hamilton dos Santos, Diretor Geral da Aberje; e Marina Peixoto, Diretora de Comunicação da Coca-Cola Brasil. Os debatedores abordarão questões como: quais as melhores práticas sobre o uso da Internet e o compartilhamento de informações? De que forma é possível identificar uma notícia falsa? Quais ações podem ser tomadas em casos de empresas ameaçadas por falsas notícias? A moderação será de Xavier Leclerc, Diretor da MOX Digital e .Futuro | Rio. A AFP e a Coca-Cola são associados da Aberje.
Mais informações pelo e-mail eventosrj@ccfb.com.br
SERVIÇO
Fake news: riscos para as empresas e melhores práticas de combate à desinformação
Data: 19 de novembro, das 09h às 12h
Local: Mediateca do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro – Av. Presidente Antônio
Carlos, 58, 11° andar – Centro – RJ
Participação: R$ 60,00 (sem custo para associados CCIFB e Aberje)
Destaques
- Governança em cultura é tema de curso da Escola Aberje com patrocínio da Petrobras
- Pedro Torres publica artigo sobre o Fórum Econômico Mundial no Meio&Mensagem
- Revista CE celebra as 50 edições do Prêmio Aberje na edição 112
- Conheça a página “Comunicação para a Transição”
- Jleiva Cultura & Esporte apresenta panorama da cultura nas capitais brasileiras
ARTIGOS E COLUNAS
Pablo Assolini 5 erros que prejudicam estratégias de conteúdo proprietárioLeila Gasparindo Tendências para 2025: Comunicação Corporativa em transformação e oportunidades no cenário midiáticoHamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei Sol