Caliber, startup da Dinamarca com foco em gestão da marca e reputação, é a mais nova associada da Aberje
Com um portfólio na Europa que inclui clientes como Danske Bank, British Airways, Herbalife, Airbus Group, Novo Nordisk, Nets Group, William Demant e PwC, o GroupCaliber iniciou no final de 2018 as suas atividades no Brasil. E já passa a integrar a base associativa da Aberje.
A startup, que nasceu em 2016 na Dinamarca, desenvolveu um sistema de monitoramento de indicadores relacionados à comunicação e reputação de marcas e empresas com base nas percepções de seus públicos estratégicos. Este sistema é chamado de Real-Time Tracker (RTT). “O Real-Time Tracker permite um monitoramento em tempo real da percepção dos stakeholders com custos muito mais baixos do que os projetos e pesquisas tradicionais. Além da nossa estrutura direta, trabalhamos com um ecossistema de parceiros e especialistas em comunicação e branding, o que facilita o entendimento das demandas e a conversão em estratégias eficientes de comunicação, marca e reputação. A empresa passa a ter um painel completo de indicadores e gerencia as oscilações ao longo do tempo”, explica Dario Menezes, diretor executivo da Caliber no Brasil e professor da FGV e ESPM.
Menezes juntou-se ao time da Caliber em 2018. Já liderou projetos de comunicação e gestão do relacionamento com stakeholders para marcas como Tetra Pak, Roche, MSD, Eletrobras, ETCO e Samsung entre outros. É autor do livro Gestão da Marca & Reputação, da FGV Management.
A partir do uso do analytics, a empresa adota uma abordagem moderna para gestão de marca e reputação corporativa a partir dos em insights dos stakeholders. “A plataforma é muito amigável: centenas de pessoas realizam suas avaliações todos os dias para gerar indicadores de confiança, admiração, relevância e reputação entre outros métricas de percepção. A partir deste conjunto de indicadores em tempo real é possível aplicar filtros de segmentação, sem a necessidade de pagar mais por isso. Como resultado, as empresas podem planejar melhor as suas atividades, medir sua eficácia através de indicadores (KPIs) e gerenciar possíveis riscos reputacionais, agregando maior competitividade empresarial”, completa ele.
Com a chegada ao Brasil, o país se torna a segunda operação da Caliber. O investimento previsto foi todo aplicado na customização da ferramenta, na consolidação do ecossistema de parceiros, na capacitação da equipe e na campanha de comunicação da empresa. “Estamos trazendo para o Brasil o que existe de mais avançado no gerenciamento de indicadores relacionados à comunicação, marca e reputação. Este serviço, fruto de um investimento contínuo em inovação, vai possibilitar empresas que operam no Brasil a trabalharem no mesmo patamar de gestão de organizações europeias”, afirma Shahar Silbershatz, CEO da empresa.
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