Brivia lança livro com pesquisa inédita sobre transformação digital no Brasil
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/fly-images/150248/panorama_4_1024x683-470x300.jpg)
A revolução digital mudou completamente as expectativas e as exigências das pessoas. E isso, necessariamente, impactou os negócios. Mas, diante desse cenário, as marcas brasileiras estão preparadas — e digitalmente maduras?
A resposta a essa pergunta está detalhada no livro “Panorama Mindset Digital”, lançado esta quarta-feira (8) pela Brivia. O material é fruto de uma pesquisa finalizada em 2023 que mapeou as oportunidades e desafios da transformação digital em diversos setores do país.
De acordo com o CSO da Brivia, Roberto Ribas, este é um dos mais completos mapeamentos já realizados no Brasil sobre o tema. “Nosso grupo é um ecossistema de transformação de marca, e nos deparamos com projetos em diferentes estágios de maturidade nesse assunto. Apesar de muitas questões serem específicas de cada negócio, a pesquisa nos mostrou que há caminhos convergentes de ação, sobretudo dentro dos próprios setores”, pontua.
Desafios e caminhos
Com insights detalhados, a publicação revela a média de maturidade em 15 setores diferentes, oferecendo uma visão clara do atual cenário de inovação e tecnologia das marcas. Além disso, não se limita a apenas colher resultados, mas também aponta caminhos para a melhoria contínua da relação entre as empresas e seus diversos públicos.
“O livro e a pesquisa são contribuições que buscamos oferecer para o avanço e o sucesso das iniciativas digitais em diferentes segmentos da economia brasileira”, reforça Ribas. A pesquisa foi criada com base nas premissas do BXM (Brand Experience Management) Digital Maturity Score — um modelo desenvolvido pela Brivia com o objetivo de apoiar as empresas na avaliação do nível de maturidade de suas iniciativas de transformação digital. De forma objetiva, essa metodologia avalia o quanto determinada marca está preparada para enfrentar o novo cenário de transformação.
Por meio de um questionário respondido individualmente por profissionais de empresas brasileiras. O levantamento analisou como anda o funcionamento de seis pilares importantes dentro do contexto de maturidade digital do negócio: centralidade no cliente; cultura digital; digitalização; aprendizado orientado por dados; oferta responsiva; e propósito e comunidade.
O resultado desses questionários foi aprofundado no livro, que apresenta panoramas com a média de maturidade de cada setor, principais destaques e maiores desafios. A obra está disponível para download, gratuitamente, no link: https://conteudos.brivia.com.br/panorama-mindset-digital.
Sobre o Panorama Mindset Digital
Para a realização do estudo — e a publicação do livro —, a Brivia contou com a parceria do Portal Metrópoles, além do Instituto Brasileiro de Transformação Digital (IBTD), Grupo de Excelência em Inteligência Competitiva do Conselho Regional de Administração de São Paulo, IEA Future Lab (UFRGS) e Instituto Caldeira.
Dentro da creative smartech, sob a liderança do CEO Marcio Coelho, o projeto foi conduzido por Roberto Ribas (CSO) e Fábio Rios (CMO), bem como os heads Wagner Cambruzzi (Data Intelligence), Guilherme Bello (Brand Experience Management) e Paola Müller (Strategy & Growth) e o estrategista Christiaan van Hattem (Strategy & Growth).
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires