Britcham promove webinar sobre Comunicação Estratégica e ESG

Diretor-presidente da Aberje, Paulo Nassar aborda o ambiente comunicacional nas organizações

O diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA/USP Paulo Nassar foi o convidado especial do webinar “Comunicação Estratégica e ESG”, realizado no dia 17 de junho, promovido pela Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil – Britcham, que tem Ana Paula Vitelli como presidente. O evento, que pode ser assistido no canal do Youtube, foi moderado por Fabio Caldas, presidente da Britcham no Rio de Janeiro para quem a comunicação estratégica é crucial para definir quem vai ou não sobreviver no ambiente de negócios a curto, médio e longo prazos. “Inclusive o sucesso da implementação do ESG depende da comunicação estratégica”.
Na ocasião, o professor Paulo Nassar trouxe algumas questões que cada vez mais entram no ambiente das discussões dos C-level e dos conselhos de administração de grandes empresas de todo o mundo. “São temas complexos, ou seja, que vão gerar inúmeros pontos de vista e que, a partir daí, pode gerar conflitos e até controvérsias. As políticas organizacionais também são narrativas e essas narrativas organizam nossas experiências no tempo e no espaço ou, dialeticamente, podem desorganizá-las.
Nassar frisa que esses temas complexos que invadem os ambientes de poder provocam a percepção e a realidade de que os conselhos e os C-levels não administram mais apenas bens tangíveis mas o simbólico das organizações. “Esse é o salto qualitativo do ‘administrar’: entender a importância que tem hoje o simbólico organizacional que tem um impacto econômico enorme. Um integrante do conselho ou do C-Level que não se alinhou a essa percepção está sofrendo de um analfabetismo em termos ligados à sociedade da informação, sociedade das redes ou outra denominação”, acentua.
Um dos tantos pontos destacados pelo professor Paulo no webinar foi a importância do processo de institucionalização dos negócios na sociedade brasileira. “Quando você institucionaliza você cria um escudo simbólico porque o percurso é cheio de crises e cada vez mais, o líder empresarial que falava apenas de business precisa ser percebido como líder institucional, ou seja, é ser percebido positivamente, de maneira abrangente por toda a sociedade – por sua história, suas crenças, valores e impactos sociais”.
Assista ao webinar da Britcham na íntegra aqui
Destaques
- Novo livro de Vânia Bueno explora relação entre comunicação e governança corporativa
- Aberje, FGV Comunicação e Fundação Itaú promovem master class sobre comunicação e impacto social para Mestrado Profissional
- Primeira reunião do Comitê Aberje de Comunicação e Reputação Organizacional discute o desafio da reputação em tempos de hiperconectividade
- Chefe de Educação do Unicef Brasil debate comunicação em Masterclass no dia 21
- Primeiro encontro do Comitê Aberje de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados na Comunicação debate desafios e caminhos para a mensuração
ARTIGOS E COLUNAS
Vinícius Ghise Como a IA pode transformar nossa visão de sucessoJanaína Leme O que é mensuração e o que é o básico para começar a mensurar?Carina Almeida SXSW: Um viva às pessoas no debate sobre inovação!Pablo Assolini Será o fim da agenda de diversidade nas empresas?Luis Alcubierre Notícias ruins e nãos também precisam ser dados