Britcham promove webinar sobre Comunicação Estratégica e ESG
22 de junho de 2021
  • English

Diretor-presidente da Aberje, Paulo Nassar aborda o ambiente comunicacional nas organizações 

Ana Paula Vitelli. Fábio Caldas e Paulo Nassar

O diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA/USP Paulo Nassar foi o convidado especial do webinar “Comunicação Estratégica e ESG”, realizado no dia 17 de junho, promovido pela Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil – Britcham, que tem Ana Paula Vitelli como presidente. O evento, que pode ser assistido no canal do Youtube, foi moderado por Fabio Caldas, presidente da Britcham no Rio de Janeiro para quem a comunicação estratégica é crucial para definir quem vai ou não sobreviver no ambiente de negócios a curto, médio e longo prazos. “Inclusive o sucesso da implementação do ESG depende da comunicação estratégica”.

Na ocasião, o professor Paulo Nassar trouxe algumas questões que cada vez mais entram no ambiente das discussões dos C-level e dos conselhos de administração de grandes empresas de todo o mundo. “São temas complexos, ou seja, que vão gerar inúmeros pontos de vista e que, a partir daí, pode gerar conflitos e até controvérsias. As políticas organizacionais também são narrativas e essas narrativas organizam nossas experiências no tempo e no espaço ou, dialeticamente, podem desorganizá-las. 

Nassar frisa que esses temas complexos que invadem os ambientes de poder provocam a percepção e a realidade de que os conselhos e os C-levels não administram mais apenas bens tangíveis mas o simbólico das organizações. “Esse é o salto qualitativo do ‘administrar’: entender a importância que tem hoje o simbólico organizacional que tem um impacto econômico enorme. Um integrante do conselho ou do C-Level que não se alinhou a essa percepção está sofrendo de um analfabetismo em termos ligados à sociedade da informação, sociedade das redes ou outra denominação”, acentua.

Um dos tantos pontos destacados pelo professor Paulo no webinar foi a importância  do processo de institucionalização dos negócios na sociedade brasileira. “Quando você institucionaliza você cria um escudo simbólico porque o percurso é cheio de crises e cada vez mais, o líder empresarial que falava apenas de business precisa ser percebido como líder institucional, ou seja, é ser percebido positivamente, de maneira abrangente por toda a sociedade – por sua história, suas crenças, valores e impactos sociais”.

Assista ao webinar da Britcham na íntegra aqui

 

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.