PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
19 de agosto de 2024

Braskem adere ao Pacto pela Promoção da Equidade Racial

Companhia busca corrigir desigualdades e proporcionar um ambiente mais justo e inclusivo de trabalho
Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, acaba de oficializar sua adesão ao Pacto pela Promoção da Equidade Racial, que visa adotar ações afirmativas e promover mais oportunidades para pessoas negras. O objetivo é desenvolver, por meio de iniciativas concretas, um ambiente cada vez mais diverso. “A assinatura do Pacto foi uma forma de tornar o nosso compromisso público e reafirmar a intencionalidade da companhia na pauta racial. Nossa ambição é representar a sociedade onde estamos inseridos”, afirma Débora Ferraz, gerente global de Diversidade, Equidade e Inclusão e de Ambiente e Bem-Estar na Braskem.

O Pacto é uma iniciativa que propõe implementar um protocolo de ESG racial no Brasil. E isso permitirá ao tema ser colocado no centro do debate econômico, chamando a atenção das empresas e da sociedade civil. “Precisamos entender a questão racial como uma combinação entre investimento social privado e ações afirmativas. A associação gera indicadores com base em dados reais, gera análises comparativas e fomenta a troca de experiências entre as companhias que fazem parte do pacto”, afirma Gilberto Costa, diretor executivo e co-fundador do Pacto.

A Braskem respeita a individualidade de cada integrante e não hesita em buscar maneiras de ser cada vez mais diversa e inclusiva. Atualmente, há nas unidades brasileiras da companhia 37% de integrantes negros, 41% da liderança técnica negra, 42% dos estagiários contratados também negros, mas ainda há muito a fazer. “Espero que tenhamos cada vez mais pessoas negras trabalhando conosco e que possamos nos encontrar em outros momentos como esse da assinatura do Pacto para celebrar novos e importantes avanços da nossa jornada de inclusão racial”, afirma Roberto Bischoff, CEO da Braskem.

Desde 2014, o programa de diversidade da marca tem iniciativas focadas no aumento da representatividade e no desenvolvimento das pessoas negras, além de outros grupos historicamente minorizados. E, pela primeira vez na sua história, a companhia conseguiu romper a barreira dos 37% de integrantes autodeclarados pretos ou pardos – em 2015, o número era de 28%. “O aumento de quase 10% nesse indicador se deve principalmente à intencionalidade que buscamos aplicar em todos os processos de contratação. Temos vagas afirmativas, banco de talentos negros e ações educativas que buscam dar maior clareza do contexto racial para todos os nossos integrantes”, afirma Marcelo Arantes, vice-presidente Global de Pessoas, Comunicação, Marketing e Relações com a Imprensa da companhia.

No último programa de estágio, a companhia disponibilizou a “Jornada Preta”, uma programação online com vídeos, podcasts e fóruns de discussão para capacitar os estudantes e converter em inscrições. Os resultados foram animadores: 42% das vagas foram preenchidas por pessoas negras. “Temos a preocupação de fornecer acesso às pessoas negras e incentivá-las a estarem cada vez mais inseridas no ambiente corporativo. A assinatura foi um momento único para todas as pessoas, já que irá nos impulsionar a abordar a pauta racial e a abrir muitos espaços dentro e fora da companhia”, afirma Letícia Ramos, líder da rede de afinidade de raça da Braskem – um espaço de apoio e networking que auxilia no desdobramento das ações de pautas raciais.

Conscientização em toda a companhia

A partir de 2022, a Braskem construiu um treinamento sobre o contexto histórico racial do Brasil e capacitou todos os integrantes. Esse movimento amplificou a consciência e promoveu a sensibilização entre todos. Após isso, houve uma verdadeira campanha interna de autodeclaração racial com a presença de conteúdos que ajudaram na definição da identidade racial. Hoje, todas as pessoas da empresa estão autodeclaradas de acordo com o Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE).

E não para por aí. Existem redes de afinidades de diversos temas como Gênero, LGBTQIA+ e Pessoas com Deficiência que ajudam na discussão de pontos importantes e geram espaços de diálogo entre os integrantes.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Especial Executivo de Valor destaca papel da Comunicação junto à liderança
  • Fabio Rua, da General Motors, é eleito para o Conselho Deliberativo da Aberje
  • Lançamento do livro “Comunicação e Governança” no Rio de Janeiro destaca a interdependência entre confiança, transparência e legitimidade
  • Global Alliance lança carta de compromisso com princípios de uso responsável da IA na comunicação corporativa
  • Diretor-presidente da Aberje publica artigo n’O Globo sobre importância do terceiro setor

ARTIGOS E COLUNAS

  • Pablo AssoliniESG fora da pauta? Até para isso a comunicação é estratégica!
  • Carlos ParenteCuidado com a “comunicação reborn”!
  • Miriam MouraSXSW London revela sucessos e incertezas da nova economia
  • Paulo NassarTerceiro setor é essencial
  • Leila GasparindoFora da empresa, dentro da estratégia: por que precisamos olhar para o humano por inteiro na Comunicação Interna

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade