Bracell finaliza Projeto Conexão e capacita mais de 97 gestores de organizações da sociedade civil
A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, realizou no dia 07 de dezembro o evento de encerramento do “Projeto Conexão”, uma iniciativa da companhia com o objetivo de fortalecer institucionalmente organizações da sociedade civil. O projeto, realizado por meio do Bracell Social em parceria com o Instituto Ekloos – que apoia o desenvolvimento e a inovação de iniciativas de impacto social, promovendo a inclusão social -, beneficiou 25 instituições ao longo deste ano com a capacitação de 97 gestores. As instituições beneficiadas possuem 566 colaboradores e atendem 179 mil pessoas.
Organizações de oito municípios de atuação da Bracell participaram ativamente do projeto, com instituições de Agudos, Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras, Itatinga, Barra Bonita, Bauru e Botucatu.
Andréa Gomides, fundadora do Instituto Ekloos diz que “o fortalecimento das organizações da sociedade civil é fundamental para que as pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, participem de projetos mais inovadores e com mais qualidade, aumentando as oportunidades de transformação das realidades sociais”.
O projeto que iniciou em fevereiro de 2023, proporcionou mais de 342 horas de formação com 136 encontros online e 07 encontros presenciais. O programa abordou temas essenciais para o fortalecimento e gestão das organizações, como elaboração de projetos sociais, captação de recursos, planejamento estratégico, administração, comunicação, gestão financeira e questões legais.
Para a coordenadora de Responsabilidade Social da Bracell em SP, Francine Mendonça, o projeto cumpriu sua missão de ampliar o conhecimento dos gestores das entidades e, assim, expandir as possibilidades e estratégias de mobilização de recursos.
“O Conexão tem como propósito fortalecer institucionalmente as organizações da nossa região, visando a autonomia e a sustentabilidade dessas entidades, além de promover uma rede colaborativa entre os participantes. Acreditamos que, unindo forças, conseguimos potencializar o impacto social dos nossos projetos no território em que atuamos”, avaliou.
Uma das organizações beneficiadas pelo “Projeto Conexão” foi a APAE de Agudos, que passou a ter uma melhor gestão financeira. Elisângela Carvalho de Oliveira, responsável pela captação de recursos da instituição, explica que o projeto trouxe ‘novos horizontes’. “Antes do Conexão tínhamos o costume de buscar sempre uma ou duas fontes de receita. Com o projeto entendemos que podemos ir além! Criamos um planejamento, alinhamos uma estratégia de comunicação e fomos em busca de novas oportunidades e novos parceiros. Foi muito bom!”, disse. Segundo ela, muitas pessoas tinham a impressão de que a associação não passava por dificuldades e o Projeto Conexão trouxe vários ‘insights’. “Começamos a desenvolver várias ações que melhoraram muito a situação da APAE e também como a comunidade via a instituição. A gente saiu de uma situação de risco de fechamento para uma situação mais confortável agora. Sabemos que ainda temos uma jornada a percorrer, mas agora temos o conhecimento para seguir e ampliar”, disse Elisângela.
Já para o Recanto dos Velhinhos de Macatuba, o programa foi essencial para aprimorar as técnicas de gestão da instituição. “Antes achávamos que tínhamos conhecimento total de gestão e de alinhamentos técnicos de equipe. Depois do projeto, conseguimos aprimorar as nossas técnicas e alinhar todos os meios operacionais da nossa instituição. Tivemos resultados positivos. Ficamos muito felizes pela oportunidade e pelo projeto”, celebrou a assistente social, Letícia Corrêa Santos.
Após o evento de encerramento, o “Projeto Conexão” deve seguir com o acompanhamento das ações das instituições participantes e realizar um novo diagnóstico após um ano, avaliando o real impacto das estratégias aplicadas. Com isso, a Bracell reafirma seu compromisso de atuar como agente de transformação e desenvolvimento em suas áreas de atuação.
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa