Bracell adere à Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura
A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, que tem a sustentabilidade como elemento central de sua estratégia, passou a fazer parte da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura. A formalização aconteceu em dezembro e ao aderir, a companhia se compromete em contribuir para promoção de uma economia de baixo carbono, sustentável e inclusiva no Brasil.
A Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura é um movimento multissetorial que tem como objetivo articular e facilitar ações para promover o uso harmônico, inclusivo e sustentável da terra no país, com base em conhecimento científico e capacidade de escuta e de articulação para estabelecer alianças, sejam elas nacionais ou internacionais, a fim de viabilizar a transição para a nova economia. O movimento é composto por mais de 300 organizações, entre entidades do agronegócio, empresas e associações empresariais, organizações da sociedade civil, setor financeiro e academia, que une diferentes vozes em prol da liderança do Brasil em uma nova economia de baixo carbono, competitiva, responsável e inclusiva.
“Nós incentivamos e valorizamos todos os movimentos que favorecem o desenvolvimento sustentável. A Bracell é uma empresa que nasceu no ritmo da sustentabilidade e possui ações consistentes e inovadoras, que asseguram um futuro melhor para o nosso país. Fazer parte da Coalizão é muito importante para nós, pois buscamos sempre o diálogo, a troca de experiências e conhecimentos, assim podemos melhorar nossas práticas continuamente. Além disto, contribuindo na formulação de públicas e participando do advocacy junto às esferas de decisão no país”, esclarece João Augusti, Gerente de Meio Ambiente e Certificações da Bracell.
A Bracell tem a jornada ESG como uma das suas principais premissas e entende que a sua atuação só pode ser considerada bem-sucedida se contemplar não apenas os próprios interesses, mas também ser positiva para a comunidade, o país, o clima e os clientes. A companhia, que possui a maior e mais verde fábrica de celulose solúvel do mundo, localizada em Lençóis Paulista, São Paulo, anunciou este ano uma iniciativa inédita e inovadora para apoiar à proteção da biodiversidade: o “Compromisso Um-Para-Um”. A Bracell se compromete com a conservação de 1 hectare de vegetação nativa para cada 1 hectare de eucalipto plantado e o objetivo é atingir 100% da meta até 2025.
“A Coalizão é atualmente um dos grupos mais diversos e importantes no debate do desenvolvimento sustentável em nosso país. A adesão da Bracell à Coalizão nos faz mais fortes e nos dá a oportunidade de irmos além da nossa cadeia valor, participando da construção de ideias com outros setores, empresas e organizações”, ressalta Márcio Nappo, Vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Bracell.
Em 2018, a Coalizão Brasil reestruturou sua governança e criou quatro Fóruns para pensar nos objetivos de longo prazo do movimento relacionados à Agropecuária e Silvicultura, Floresta Nativa, Desmatamento e Políticas Públicas e Instrumentos Econômicos. Esses quatro grandes temas são os pilares da “Visão 2030-2050: O Futuro das Florestas e da Agricultura no Brasil”, publicação que traz os principais objetivos que os membros do movimento sonham e trabalham para ver realizados em um futuro próximo.
Para as propostas ao Brasil a partir de 2023, a Coalizão Brasil defende três importantes pilares: desenvolvimento econômico sem desmatamento, geração de emprego e renda, produção de alimentos e combate à fome.
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa