BMA Advogados lança e-book com reflexões sobre a aplicação do direito no Metaverso
Ninguém sabe ao certo o que é o Metaverso e qual será a sua real relevância ao longo dos próximos anos. Ainda assim, o tema tem sido frequentemente discutido em vários âmbitos e tem atraído a atenção de diversos públicos, inclusive de investidores entusiasmados com as possibilidades trazidas pela nova tecnologia.
Um levantamento realizado pela MetaMetrics Solution identificou que, somente no ano de 2021, as vendas de terrenos virtuais nas quatro maiores plataformas atualmente existentes do Metaverso alcançaram a cifra de US$ 501 milhões. A expectativa é que em 2022 esse valor chegue a US$ 1 bilhão.
O Metaverso pode ser entendido como um universo virtual interativo, imersivo e social. Uma realidade paralela movida a tecnologia, hiper-realista, que você provavelmente já viu em filmes e seriados, na qual o mundo real se mistura com o mundo virtual com facilidade. É um espaço onde as fronteiras físicas não serão relevantes, impulsionando oportunidades de relacionamento, de colaboração, de prestação de serviços e de venda de produtos. Com o auxílio de equipamentos específicos, como óculos de realidade virtual ou sensores corporais, a experiência que o Metaverso promete oferecer aos usuários será muito mais participativa e cativante do que um jogo eletrônico.
Para as organizações que procuram antecipar tendências, o Metaverso já é uma realidade. Diversas empresas têm buscado formas de se posicionar no Metaverso ou de entender como poderão estender a oferta de seus produtos ou serviços para esse ambiente virtual. Nesse cenário, considerando as diversas interações que poderão ser realizadas no Metaverso, desde relações afetivas até transações comerciais, é fundamental avaliar as consequências e implicações jurídicas dos negócios realizados nesse novo ambiente.
Este e-book tem como objetivo central provocar discussões sobre como será a aplicação do Direito no Metaverso e antecipar possíveis problemas oriundos das relações mantidas nesse ambiente virtual. Diferentemente de outros materiais que preparamos, nos quais a tônica é apresentar soluções para determinadas situações em que nossos clientes possam se encontrar, este e-book foi idealizado para apresentar questionamentos que entendemos que são relevantes diante dessa nova tecnologia e que precisam ser debatidos com profundidade.
Faz parte do DNA do BMA pensar diferente e buscar soluções inovadoras para nossos clientes. Como assessores jurídicos, a nossa função é auxiliar nossos clientes não só a encontrar respostas, mas também a formular as perguntas corretas diante de cada situação concreta, que permitam avaliar adequadamente os riscos de determinadas decisões de negócio. Por isso, reunimos profissionais de diversas áreas de prática do BMA para elaborar artigos com visões importantes sobre o que se pode esperar da aplicação do Direito no Metaverso e quais devem ser alguns dos desafios jurídicos desse novo mundo.
Mais do que trazer luz ao tema, do ponto de vista jurídico, este e-book é um convite para o diálogo, para que as ideias aqui trazidas possam ser discutidas posteriormente. Se algum dos artigos deste compilado for especialmente interessante ao seu negócio, entre em contato com os nossos profissionais para continuar essa conversa e explorarmos, juntos, como abordar o Direito no Metaverso e mitigar riscos jurídicos na realização de negócios nesse ambiente.
Link para o e-book – http://bit.ly/BMA-Metalaw-relfexoes-sobre-a-aplicacao-do-Direito-no-Metaverso-associacoes
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Comitê de Gestão da Comunicação e Reputação Corporativas discute fake news e seu impacto na reputação das organizações
- Lições da Comunicação nos Jogos Olímpicos de 2024
- Masterclass com Raí marca lançamento do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados
- Comitê Aberje de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora aborda liderança na comunicação interna
- Raí fará masterclass para primeira turma do Mestrado Profissional em parceria da Aberje com FGV e Fundação Itaú
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativaMarcos Santos O centenário de uma marcaAdriana Toledo A era das collabs: por que parcerias criativas dominam o mercadoAgnaldo Brito O papel estratégico da Comunicação Corporativa no segmento de infraestrutura