- BLOGS
- Vetor Cultural
Vetor Cultural
O que Bob Dylan agrega à marca Nobel
Nobel é uma marca derivada de uma ressignificação reputacional. Desde seu lançamento em 1901, o prêmio cresce e se reinventa. A escolha do músico americano Bob Dylan para o prêmio Nobel de Literatura de 2016 acrescenta novos valores à marca Nobel, e à própria ideia de literatura. Quanto a Dylan, que já ganhou todos os....
Luís Antônio Giron
13/10/2016
Legado simbólico da Olimpíada é o Carnaval
Viver o Brasil nunca foi fácil. O cidadão brasileiro enfrenta um cotidiano penoso, no qual a desigualdade predomina sobre a civilidade. Dificilmente ele consegue elaborar um pensamento crítico tanto sobre sua condição como sua “brasilidade”. É o vácuo que os meios de comunicação – em especial a TV Globo – vêm preencher. A mídia assume....
Luís Antônio Giron
22/08/2016
Heróis na miséria
Fala-se de legado da Olimpíada. Em geral, refere-se a aspectos materiais da competição. o que vai ficar como equipamentos e melhorias para a cidade do Rio de Janeiro. No entanto, há um “legado simbólico” que, segundo a socióloga espanhola Beatriz García, especialista em legado olímpico, é tão importante quanto o material. Assim, a simbologia evocada....
Luís Antônio Giron
19/08/2016
Yahoo falhou na comunicação
Para quem acompanha a Internet desde seus primórdios, causa melancolia assistir à venda do Yahoo à companhia telefônica Verizon por US$ 4,83 bilhões – uma fração ínfima de seu valor no ano 2000, pouco antes do estouro da bolha da Internet. Só em 2015, teve prejuízo de US$ 4,4 bilhões. Os ativos operacionais....
Luís Antônio Giron
26/07/2016
Pokémon Go aumenta mais a ilusão que a realidade
O jogo para celulares Pokémon Go é um sucesso monstruoso de comunicação (em uma semana, a empresa japonesa Nintendo aumentou seu valor etc.). A peculiaridade é que ele não se baseia apenas no lançamento de um produto. Na verdade (e o que é verdade agora mesmo?), o game redimensiona o estatuto da realidade e provoca....
Luís Antônio Giron
19/07/2016
As maiores gafes em Comunicação da Flip 2016
A 14ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) em 2016 foi a mais pobre em orçamento da história (R$ 6,8 milhões) e, apesar de atrações relevantes, mostrou-se pródiga em falhas de Comunicação. Cinco delas podem ser úteis para que a comunidade de comunicadores que trabalha no evento aprimore a próxima edição e mantenha a reputação....
Luís Antônio Giron
04/07/2016
As 10 lições de Comunicação de Game of Thrones
O último episódio da sexta temporada da série Game of Thrones bateu recorde de audiência em sua primeira exibição, com 50 milhões de espectadores no domingo 25/06/2016. A HBO lançou o slogan “A maior série do mundo”. Não é exagero. Com um orçamento de pelo menos US$ 100 milhões por temporada, ela se equipara às....
Luís Antônio Giron
28/06/2016
É um erro derrubar a Lei Rouanet
O clima de perseguição à Lei Rouanet está pesado. Culpam-se artistas famosos e eventos lucrativos por usar recursos de renúncia fiscal proporcionados pela lei, como se fossem criminosos corruptos, análogos a algumas figuras que promoveram a roubalheira na República. Houve até uma intenção de ligar alguns dos maiores beneficiários da Lei Rouanet a objetos da....
Luís Antônio Giron
13/06/2016
A marca eterna de Harry Potter
Você conhece Krystal Weedon, Newt Scamander e Cormoran Strike? São personagens que se tornaram vítimas de outro personagem de sua criadora. Começo por Strike. Trata-se de um detetive barbudo e manco que protagonizou os três últimos romances de Robert Galbraith: O chamado do cuco (2013), Bicho-da-seda (2014) e Vocação para o mal (2015). Cormoran....
Luís Antônio Giron
02/06/2016
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais























