PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
15 de dezembro de 2020
BLOG Agenda 2030: Comunicação e Engajamento

Um setor e suas causas: como comunicar?

 

Michele Izawa
Imagem que correu o mundo: poluição do ar em Nova Deli reduziu drasticamente entre 23 de março e 13 de abril (Foto: Awar Nazir/ Getty Images, Sajjad Hussain/ AFP via Getty Images)
 
  • COMPARTILHAR:
Imagem que correu o mundo: poluição do ar em Nova Deli reduziu drasticamente entre 23 de março e 13 de abril (Foto: Awar Nazir/ Getty Images, Sajjad Hussain/ AFP via Getty Images)

As restrições de circulação impostas pela pandemia proporcionaram uma inédita melhoria na qualidade do ar em cidades conhecidamente críticas nesse aspecto, como Nova Déli na Índia. A sociedade se deparou, então, com a possibilidade de retorno às atividades, mas dentro do contexto de uma retomada verde. Diante do desafio global de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, o uso de energia limpa gerada a partir de fontes renováveis se fortalece como opção. No entanto, mesmo diante de um ambiente tão propício, há um penhasco a ser galgado: como influenciar as pessoas a escolher uma mobilidade mais sustentável?

Externalizar os benefícios e valores de seus produtos e de sua cadeia produtiva está entre as principais dificuldades do setor de bioenergia. Certamente, essa adversidade é compartilhada por outros segmentos. E a recomendação para todos é a mesma. Para aqueles que almejam, não apenas comunicar, mas conquistar credibilidade, é fundamental ser autêntico, com consistência e transparência.

Essas foram análises apresentadas no painel de comunicação do Congresso Nacional de Bioenergia, da UDOP, ocorrido no final de novembro e que contou com a participação de profissionais da Aberje e do Pacto Global da ONU.

Se a pandemia escancarou as vulnerabilidades de todos, nunca se viu tamanha conscientização da sociedade sobre a necessidade de mudanças, mas essa receptividade está longe de ser um trajeto tranquilo. Os espaços estão mais críticos. Por isso, as instituições devem ser cuidadosas e buscar associações a causas que estejam preferencialmente ligadas às suas áreas de atuação ou ao seu propósito. Não há lugar para adesão a agendas por simples modismo. O greenwashing, leia-se quando o discurso ambiental difere da prática, pode levar à anulação de uma organização.

Isso significa que transparência precisa ser sustentação das comunicações. Setores maduros encaram suas vulnerabilidades de forma responsável. Admitir publicamente os problemas existentes e apontar as ações que estão sendo feitas geram confiança. Se existem fatos, a narrativa pode e deve ser contada com tranquilidade.

Essa conduta cria ainda um ambiente favorável e legitima o trabalho de advocacy e a elaboração de políticas públicas. Fomentar uma mobilização exige esforço e um planejamento conjunto das empresas que integram esse setor, seja em coalizações ou entidades setoriais.

Por isso, sim, é possível sensibilizar o consumidor a utilizar uma opção menos poluente de energia e combustível. Porém, é fundamental subsidiar as pessoas com informações – boas e ruins – para que as decisões individuais sejam tomadas de forma consciente.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Michele Izawa

Michele Izawa é Gerente de comunicação corporativa desde 2019 na Atvos, empresa de bioenergia. Jornalista, com especialização em relações públicas e gestão ambiental, foi por cinco anos gerente de comunicação na OTP, empresa de rodovias, mobilidade e portos. Soma ainda quatorze anos de atuação nas agências de comunicação CDN e MSL Andreoli.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Museu da Pessoa destaca relação entre memória e clima para programação de 2025, em evento com presença da Aberje
  • Ana Pais assume vaga no Conselho Consultivo da Aberje
  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade