PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
08 de abril de 2024
BLOG Agenda 2030: Comunicação e Engajamento

Terceira edição do Fórum Ambição 2030

 

Natalia de Campos Tamura
 
  • COMPARTILHAR:

A terceira edição do Fórum Ambição 2030, promovida pelo Pacto Global da ONU e pela AYA Earth Partners, com apoio da Ambipar, ocorreu dia 02 de abril de 2024, no hotel Rosewood, São Paulo.

O Fórum não é apenas um encontro, mas um catalisador de mudanças significativas, como se autodenomina. Ele é projetado para mobilizar empresas e organizações brasileiras em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), focando especialmente nos 10 movimentos de transparência que compõem o Ambição 2030, sendo eles: Transparência 100%, Elas Lideram 2030, Mente em Foco, Raça é Prioridade, Salário Digno, +Água, Ambição Net Zero, Conexão Circular, Impacto Amazônia e Educa 2030.

A arena de discussões pela manhã teve a participação das jornalistas Joyce Ribeiro e Sônia Bridi como entrevistadoras e a empresária Maite Schneider, fundadora da Transempregos, como mestre de cerimônias. A Abertura do evento foi realizada por Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU, Rachel Maia, presidente do Conselho de Administração do Pacto Global da ONU, Patricia Ellen, sócia líder da Systemiq no Brasil e co-fundadora da AYA Earth Partners, Alcione Albanesi, fundadora e Presidente da ONG Amigos do Bem e, pelo líder empresarial e ativista Paul Polman, seguido da apresentação da Luíza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luíza.

Na parte da tarde, com o propósito de transformar demandas em trabalhos, cinco salas de dinâmicas ocorreram simultaneamente: Sala de Direitos Humanos, Sala Dinâmica Anticorrupção, Sala Dinâmica Meio Ambiente, Sala Dinâmica AYA Earth Partner e a Sala Dinâmica Projeto COP 30: Plataforma de Ação para Comunicar e Engajar.

A PACE, Plataforma Ação para Comunicar e Engajar, colaborou com a discussão sobre a importância de uma boa comunicação em sustentabilidade e o papel do comunicador nas COPs. A Aberje participou da sala, representada pelo diretor-executivo da associação, Hamilton dos Santos que trouxe à tona o tema do ano na Associação (Comunicação para a transição) e a importância da comunicação estratégica estar a serviço das grandes transições que passamos, especialmente a crise climática enfrentada. Também estiveram presentes na sala Victor Pereira, responsável pelas Relações com Associados, Relações Institucionais e Internacionais da Aberje, bem como a consultora em Sustentabilidade e representante da Aberje na PACE, Natália Tamura.

Ainda durante o encontro foram debatidos o combate ao greenwashing, o domínio sobre os critérios ESG e como a Comunicação pode trazer resultado positivo à reputação das organizações. Também foi lançado o projeto Missão COP 30 – Curso Preparatório de Comunicadores, idealizado pela Plataforma de Ação Para Comunicar e Engajar em parceria com a Aberje, com o objetivo de preparar os profissionais de Comunicação das empresas para atuarem de forma crítica na cobertura da COP 30.

Participaram também da discussão Roberta Machado (InPress Porter Novelli) e Romeu de Bruns (Itaipu Binacional e coordenador da PACE), mediados pela Karla Rondon Prado (Pacto Global da ONU – Rede Brasil).

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Natalia de Campos Tamura

Doutora em Ciências da Comunicação pela USP, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, Especialista em Gestão da Comunicação e Bacharel em Relações Públicas Pesquisadora e docente do curso de Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero e do MBA da Aberje também representa a Associação na Plataforma de Comunicação e Engajamento do Pacto Global, da ONU Desenvolve consultoria em processos de gestão da sustentabilidade e atua como facilitadora de diálogos com experiência em metodologias colaborativas de participação e estruturas libertadoras

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
  • Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje
  • Oficina Consultoria apresenta relatório com tendências para a comunicação empresarial, com apoio da Aberje
  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade