14 de junho de 2019

A CEC – Comissão de Engajamento e Comunicação do Pacto Global continua apresentando seus integrantes. Dessa vez, com Daniel Escobar. Formado em Jornalismo pela PUC Campinas e com Especialização em Comunicação Política e Comunicação Empresarial, é um dos responsáveis pela Comunicação Corporativa na Amaggi, uma das maiores produtoras agrícolas do país. Membro da CEC, Escobar coordena a subcomissão responsável pelo engajamento da cadeia de valor, a partir de conteúdos, eventos ou qualquer outra forma de comunicação que ajude as empresas signatárias do Pacto Global a entenderem e aderirem à causa.

Daniel Escobar

Escobar tem 19 anos de experiência no mercado de Comunicação, tendo iniciado a carreira na redação de jornais e TVs como repórter, redator e editor. Posteriormente, ingressou na assessoria de imprensa, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Durante três anos residiu na Irlanda e Portugal, onde trabalhou em pesquisa e novos negócios para empresa ligada ao ramo de turismo e empreendimentos imobiliários. Está há mais de nove anos na AMAGGI, empresa que atua em toda cadeia do agronegócio, e onde se especializou em Comunicação Corporativa. Foi responsável por vários processos de comunicação na empresa e hoje ocupa o cargo de supervisor de Comunicação Corporativa.

Atuação com o tema ODS

“Na verdade, o primeiro contato foi ainda com os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), por volta de 2011. A AMAGGI já era signatária do Pacto Global e havia aderido aos ODM. Em função desse compromisso da empresa, iniciamos trabalhos de comunicação interna, externa e institucional para divulgar os ODM. Posteriormente demos continuidade ao trabalho com o advento dos ODS, por volta de 2015.”

A chegada no Pacto Global

“Em 2016 fui indicado pela companhia para integrar um novo grupo de trabalho do Pacto Global, que estaria ligado a ações de comunicação e engajamento dos ODS. Desde então tenho tido um contato mais estreito com o Pacto Global e suas iniciativas. Tem sido engrandecedor. A troca de experiências e conhecimentos com os colegas integrantes da CEC possibilitam um crescimento em termos profissionais e pessoais. Além disso, é possível trazer para a empresa novas ideias já testadas pelos colegas, propor ações que contribuam para o atingimento dos ODS, para relações de mercado mais sustentáveis, além da imagem e reputação das companhias.”

A conexão dos ODS com os impactos ambientais, sociais e econômicos no mundo

“O crescimento da população mundial e a escassez de recursos naturais compõem uma das equações mais difícil de serem solucionadas pelo ser humano. Os ODS representam um compromisso formal de toda a sociedade civil organizada para que consigamos trazer algum equilíbrio à essa equação, de forma sistêmica, com prazos e objetivos bem definidos. Governos e empresas já entenderam que não basta serem sustentáveis: é precisa que seus públicos de interesse também os percebam dessa forma. Nesse sentido os ODS também contribuem para um dos ativos mais valiosos das companhias no século XXI: a imagem e reputação.”

Sobre a CEC

“É um grupo multidisciplinar, formado por profissionais de diversas áreas de atuação e provenientes também de empresas e entidades com foco em diferentes atuações. Essa pluralidade de conhecimentos propicia uma riqueza de ideias e de propostas para o engajamento e novas formas de comunicar os ODS, que é o principal motivo da existência da CEC. Hoje a Comunicação está no core business das empresas, pois entende-se que não é mais possível fazer negócios sem transparência. Isso não poderia ser diferente nas ações propostas pelo Pacto Global e, neste sentido, a CEC veio contribuir para trazer maior clareza e disseminação dos ODS junto aos seus parceiros.”

Daniel Escobar é Jornalista formado pela PUC Campinas, tem Especialização em Comunicação Política, pela UNB e Comunicação Corporativa, pela Faculdade Estácio de Sá. Já atuou como Repórter, Redator e Editor no Jornal A Tribuna (Rondonópolis/MT) e na TV Cidade – SBT (Rondonópolis/MT). Também trabalhou com Assessoria de Imprensa na Câmara dos Deputados (Brasília/DF), com Pesquisa e Novos Negócios na Devey Group em Dublin, na Irlanda e Lisboa, em Portugal. Hoje é um dos responsáveis pela Comunicação Corporativa, na AMAGGI, em Cuiabá/MT.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Natalia de Campos Tamura

Doutora em Ciências da Comunicação pela USP, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, Especialista em Gestão da Comunicação e Bacharel em Relações Públicas Pesquisadora e docente do curso de Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero e do MBA da Aberje também representa a Associação na Plataforma de Comunicação e Engajamento do Pacto Global, da ONU Desenvolve consultoria em processos de gestão da sustentabilidade e atua como facilitadora de diálogos com experiência em metodologias colaborativas de participação e estruturas libertadoras

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *