Plataforma Ação para Comunicar do Pacto Global se reúne para construção da sua agenda de trabalho

A Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE) se reuniu no dia 8 de julho, no Centro de Experiências Científicas e Digitais da Basf, o Espaço Onono, em São Paulo, para planejar seu escopo de trabalho dos próximos meses.
A Plataforma, coordenada pelo Gerente de Comunicação da Amaggi, Daniel Escobar e composta por 120 organizações signatárias do Pacto Global, tem mais de 260 representantes e é responsável por discutir e construir materiais que traduzam as ODS e a temática de Sustentabilidade nas organizações.
Pela manhã do encontro, os participantes conheceram sobre a Jornada dos Membros e as Plataformas de Ação com a apresentação da Camila Valverde, Diretora de Impacto do Pacto Global e Karla Prado, Gerente de Comunicação do Pacto Global da ONU no Brasil. Também puderam compreender mais sobre os programas, workshops e palestras para indivíduos e organizações empresariais oferecidos pelo Pacto com Gabriela Rozman, Gerente de Conhecimento do Pacto Global e sobre a Plataforma Global de Aprendizagem do Pacto com Marcela Marques, Ponto Focal para o Academy do Pacto Global.
Pela tarde, os participantes da Plataforma levantaram e discutiram em profundidade as personas das organizações quando tratamos de Sustentabilidade ou ODS, debateram possíveis alinhamentos com as demais plataformas que compõem o Pacto Global e propuseram ações para os objetivos estratégicos trazidos pelo Pacto Global. A equipe de coordenação da PACE, depois do encontro, deve reunir todo material produzido e definir as linhas de atuação das duas frentes de trabalhos propostas para 2022, temporariamente denominadas Engajamento, liderada pela Renata Petrocelli, Superintendente de Comunicação na Eletrobras e Romeu de Bruns, Assessor de Imprensa da Itaipu Binacional e Integração / Aplicação, liderada pela Clarice Kobayashi, Diretora Geral da Counseling & Knowledge LTD e Thiago Souza, Especialista Portuário da Autoridade Portuária de Santos.
As atividades desse intenso dia de planejamento contaram também e crucialmente com a organização e o apoio da Izabella Sores, Advogada da Alonso Pistun Advocacia Empresarial, Cyro Diehl, Diretor da BeCompliance e do ponto focal do Pacto na PACE, Karla Prado, Gerente de Comunicação do Pacto Global da ONU no Brasil.
A última campanha produzida pela Plataforma, em 2021, chamada ODS Eu Pratico buscou aproximar os conceitos referentes a relevância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável dos diversos públicos das empresas por meio da linguagem imagética e uma comunicação didática. As peças ilustrativas podem ser acessadas aqui.
Destaques
- COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
- Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
- Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje
- Oficina Consultoria apresenta relatório com tendências para a comunicação empresarial, com apoio da Aberje
- Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar COP30: Comunicação como herança, consciência e potência políticaCarlos Parente A comunicação que transcendePablo Assolini Nem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?Rizzo Miranda ESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezasLeila Gasparindo Construir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH