PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
22 de setembro de 2022
BLOG Agenda 2030: Comunicação e Engajamento

ODS 4: Os desafios da educação nos dias atuais

 

Eduarda dos Santos
 
  • COMPARTILHAR:

Quando pensamos em futuro logo nos vem à mente temas como sustentabilidade e educação. Dois temas que inclusive possuem uma ligação muito tênue, já que um pode ser ligado ao outro. Acreditamos ser importante conceituar esses dois termos para melhor compreensão:

A sustentabilidade possui como base um tripé (econômico, ambiental e social) e atua segundo Guimarães (2019) como a capacidade de cumprir as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras. Etimologicamente a palavra deriva do latim sustentare, que significa “apoiar”,”sustentar” e “conservar”.

Já quando falamos de educação, temos a  lei nº 9.394, de 20 de dezembro 1996 que estabelece as diretrizes e base da educação nacional e apresenta no seu artigo 1º a seguinte informação: “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.” Entende-se então que a educação, seja ela formal ou não formal, abrange todas as dimensões que fazem referência à formação humana.

Trabalhando em cima desses dois conceitos (sustentabilidade e educação) e trazendo um ponto de interligação entre eles, temos um grande desafio, o cumprimento das metas dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), neste caso o ODS 4 que visa a educação de qualidade. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) o objetivo é “Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. Dentro desse ODS temos 10 metas a serem alcançadas até 2030.

As metas deste ODS envolvem alfabetização, oportunidade educacional nos diferentes níveis de educação e formação profissional para os públicos de diversos gêneros e idades, bolsas de estudo para pessoas em situações de vulnerabilidade, formação de discussões sobre sustentabilidade, inclusão e estilo de vida sustentável, formação e profissionalização de educadores, melhores instalações e ampliações das unidades de ensino.

Um dos maiores obstáculos hoje é o cenário pós pandemia onde vemos a saúde mental de educadores e alunos em questão. Segundo dados apresentados pelo Diário Escola (2022) dois em cada três alunos apresentam sintomas de depressão e ansiedade e isso faz com que se torne mais difícil ensinar e retomar o ritmo após esse momento.

Desse modo, temos para além de todas as metas já publicadas e acompanhadas, um novo foco, o bem estar dos educadores e estudantes, para que possam se desenvolver nesse novo mundo. É crucial que acompanhemos este obstáculo para que possamos sair em busca de maneiras de tornar o ensino mais leve e mais dinâmico! Talvez assim conseguiremos superar esse momento da educação e mais que isso, possamos enfim cumprir as 10 metas do ODS 4 que parecem estar tão distantes, mas 2030 já está batendo em nossa porta. Vamos juntos lutar por um mundo melhor, mais sustentável, com mais oportunidades para a educação, um mundo mais inclusivo e com mais equidade.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Eduarda dos Santos

Atua na Fundação Hermann Hering como Estilista desde 2021, desenvolvendo atividades relacionadas à criação e desenvolvimento de produtos contato ligados ao têxtil, com fornecedores e prestadores de serviço, mediação cultural e comunicação institucional. Graduanda em Design de Moda pelo Instituto Federal Catarinense.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Museu da Pessoa destaca relação entre memória e clima para programação de 2025, em evento com presença da Aberje
  • Ana Pais assume vaga no Conselho Consultivo da Aberje
  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade