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11 de fevereiro de 2025
BLOG Sinapse

O que vem aparecendo com mais frequência nos relatórios de tendências de 2025

 

Rodrigo Cogo
Imagem produzida com inteligência artificial, via Copilot
 
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As dez principais tendências, que aparecem com maior frequência até este momento nos relatórios de 2025 que já estão chegando, incluem uma ampla gama de temas relacionados a tecnologia, comportamento do consumidor, sustentabilidade e criatividade.

Aqui estão os destaques, e em breve os assinantes Sinapse começam a receber links diretos para explorar mais – alguns deles serão trazidos neste blog ao longo do ano:

  1. Adoção de IA Generativa e Personalização Extrema

A inteligência artificial (IA) está se tornando uma força central em quase todos os setores, com destaque para a criação de conteúdos personalizados em escala. Ferramentas de IA generativa estão transformando cadeias de suprimentos de marketing e experiências do consumidor, proporcionando interações hiperpersonalizadas e emocionais. Ferramentas como o WhatsApp e plataformas de inteligência artificial estão transformando a comunicação corporativa em interações mais personalizadas e escaláveis. Esse movimento está alinhado às expectativas de consumidores por experiências digitais mais ricas e relevantes (Marketing Insights 2025; Publicis Sapient Guide to Next 2025; Adobe Creative Trends 2025).

  1. Sustentabilidade e Ética no Consumo

Os consumidores, especialmente as gerações mais jovens, priorizam marcas que praticam sustentabilidade e transparência. Eles exigem iniciativas éticas que integrem práticas verdes, como cadeias de suprimentos transparentes baseadas em blockchain (Trend Hunter 2025; WGSN Future Consumer 2025).

  1. Cultura de Entretenimento e Criatividade

O conteúdo voltado para entretenimento e experimentação criativa lidera estratégias de engajamento nas mídias sociais. As marcas estão abandonando a consistência rígida em prol de abordagens mais ousadas e adaptáveis (Hootsuite Social Media Trends 2025; Adobe Creative Trends).

  1. Economia da Impaciência

Os consumidores estão buscando soluções rápidas e acessíveis para atingir objetivos pessoais, muitas vezes recorrendo a conteúdos digitais diretos e práticos. Essa tendência reflete uma adaptação às pressões do cotidiano moderno (Accenture Life Trends 202520).

  1. Reconexão com o Mundo Real

Após a digitalização acelerada pela pandemia, há um movimento em direção à revalorização das conexões presenciais e experiências táteis. Isso inclui iniciativas locais e comunidades que promovem interação humana autêntica. Empresas estão investindo em estratégias que reconhecem e respeitam as diversidades culturais e regionais, adaptando suas mensagens para maximizar o impacto e a relevância em diferentes mercados (Marketing Insights 2025​; WGSN Future Consumer).

  1. Imersão e Realidade Ampliada

A popularidade crescente de tecnologias imersivas como VR, AR e espaços digitais criados por IA aponta para experiências mais ricas e emocionais, com potencial de revolucionar o marketing e o entretenimento (Trend Hunter 2025).

  1. Confiabilidade Digital e Combate à Desinformação

O aumento de conteúdos falsos e golpes online está levando os consumidores a buscar marcas confiáveis e plataformas seguras, realçando a importância da autenticidade (Accenture Life Trends 2025).

  1. Bem-estar Personalizado

A saúde e o bem-estar estão se tornando mais individualizados, impulsionados por dados e tecnologias como wearables e apps de saúde que oferecem soluções sob medida (Publicis Sapient).

  1. Transformação dos Modelos de Trabalho

Com a chegada de novas tecnologias no ambiente de trabalho, há um debate crescente sobre a dignidade do trabalho e a necessidade de adaptação às mudanças, com foco no equilíbrio entre produtividade e qualidade de vida (Accenture Life Trends 2025).

  1. Polarização e Policrise

As empresas enfrentam a complexidade da “policrise”, um cenário onde múltiplas crises interagem de forma mais impactante do que isoladamente. Navegar na polarização política e social requer estratégias que combinem autenticidade, empatia e posicionamento claro para mitigar riscos e proteger a reputação (Ipsos Flair​).

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Rodrigo Cogo

Rodrigo Cogo é o curador do Sinapse Conteúdos de Comunicação em Rede e responsável pela distribuição digital dos canais integrantes da plataforma. Formado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria, é especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Mestre em Ciências da Comunicação, com estudos voltados para a Memória Empresarial e Storytelling, ambos pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (SP). Atuou na Aberje por 14 anos, passando pelas áreas de Conteúdo, Marketing e Desenvolvimento Associativo e tendo sido professor em cursos livres e in company e no MBA da entidade por 10 anos. É autor do livro "Storytelling: as narrativas da memória na estratégia da comunicação".

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Destaques

  • Museu da Pessoa destaca relação entre memória e clima para programação de 2025, em evento com presença da Aberje
  • Ana Pais assume vaga no Conselho Consultivo da Aberje
  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
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