PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
17 de junho de 2019

O que diz o The Ericsson 10 Hot Consumer Trends 2019?

Rodrigo Cogo
 
  • COMPARTILHAR:

A tecnologia está prometendo mais vantagens do que nunca. As pessoas querem que as coisas sejam mais baratas, mais rápidas, mais convenientes e entregues em suas portas, sem nenhum custo extra.

Supermercados sem check-out; lojas de roupas que tiram suas medidas em segundos e realizam alfaiataria personalizada em minutos; escolas com crescente robotização de professores e hospitais com médicos não humanos; carros autônomos; restaurantes com cardápios mecanizados; galerias mostrando arte feita por inteligência artificial (IA); e performances de música ao vivo por compositores algorítmicos são apenas alguns exemplos de possibilidades futuras. Muitos desses exemplos podem parecer ficção científica – mas eles já estão sendo realizados na sociedade.

Automação refere-se a processos que são realizados sem intervenção humana ou assistência. Com a tecnologia digital, a velocidade e o alcance da automação estão aumentando rapidamente. Pode já ser comum nos locais de trabalho, mas o que acontecerá quando toda a sociedade for automatizada? Uma vida composta de processos mais automatizados ainda parecerá humana? E qual será o nosso lugar como indivíduos quando tudo for mais inteligente, mais exato e mais lógico?

A automação se presta à criação de uma sociedade ordenada, mas quando processos autônomos e conflitantes acontecem simultaneamente, ela também poderia se tornar mais caótica?

O estudo “The Ericsson 10 Hot Consumer Trends 2019” quer apontar caminhos para algumas destas questões e mostra que as pessoas estão experimentando emoções conflitantes. Quase metade dos entrevistados na pesquisa acredita que, para melhor ou pior, a Internet substituiu muitos dos prazeres simples da vida cotidiana.

À medida em que a tecnologia digital se espalha pela sociedade, todas essas esperanças e medos filtram simultaneamente as mentes dos consumidores. As perspectivas são surpreendentes – e as visões do consumidor sobre uma sociedade automatizada do futuro próximo são o tema deste relatório.

Veja aqui um PDF completo sobre estas tendências:

Trend 1: Awareables

Trend 2: Smart quarrels

Trend 3: Spying apps

Trend 4: Enforced agreement

Trend 5: Internet of skills

Trend 6: Zero-touch consumption

Trend 7: Mental obesity

Trend 8: Eco me

Trend 9: My digital twin

Trend 10: 5G automates society

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Rodrigo Cogo

Rodrigo Cogo é o curador do Sinapse Conteúdos de Comunicação em Rede e responsável pela distribuição digital dos canais integrantes da plataforma. Formado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria, é especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Mestre em Ciências da Comunicação, com estudos voltados para a Memória Empresarial e Storytelling, ambos pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (SP). Atuou na Aberje por 14 anos, passando pelas áreas de Conteúdo, Marketing e Desenvolvimento Associativo e tendo sido professor em cursos livres e in company e no MBA da entidade por 10 anos. É autor do livro "Storytelling: as narrativas da memória na estratégia da comunicação".

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Lançamento do “Manual do Patrocinador” reúne especialistas em roda de conversa na Aberje
  • Em entrevista para Anuário da Comunicação Corporativa 2025, Paulo Nassar discute papel integrador da Comunicação no cenário institucional brasileiro
  • Vivian Rio Stella é a convidada do episódio 147 do podcast FalAção
  • Museu da Pessoa destaca relação entre memória e clima para programação de 2025, em evento com presença da Aberje
  • Ana Pais assume vaga no Conselho Consultivo da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Vinícius GhiseMataram as agências…de novo
  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade