PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
01 de junho de 2016
BLOG Reputação é tudo

O prejuízo de Mariana

A estimativa é que o rompimento da barragem em Mariana tenha causado um prejuízo financeiro de R$ 26,3 bilhões, e somente R$ 2,3 bilhões estariam cobertos por seguros.
Tatiana Maia Lins
 
  • COMPARTILHAR:

Lama_do_Rio_Doce_chega_ao_mar_no_Espirito_Santo

Qual foi o prejuízo causado pelo rompimento da barragem em Mariana? Quase seis meses após o que está sendo chamado de “a maior tragédia ambiental do mundo”, a Terra Brasis Resseguros lançou um report que tenta contabilizar o prejuízo financeiro decorrente do acidente. Segundo o documento, a estimativa é que o prejuízo seja de R$ 26,3 bilhões, e somente R$ 2,3 bilhões estariam cobertos por seguros.

Ou seja, menos de 10% do total do prejuízo será ressarcido por seguro. O restante deverá ser bancado pela Samarco e por suas controladoras, a Vale e a BHP. A Vale, após o ocorrido, viu suas ações sofrerem uma forte queda, chegando ao menor patamar em dez anos. Ainda assim, a empresa promete pagar todos os credores e reverter todos os danos causados. É esperar para ver.

De minha parte, torço para que as empresas consigam sair dessa. E torço ainda mais para que todas as empresas que trabalham com atividades diretamente ligadas ao meio ambiente tenham aprendido a dura lição de que os mapeamentos de riscos não contemplam a totalidade das possibilidades. A natureza sabe apresentar a sua conta, quando desrespeitada.

Quem tiver curiosidade em ver o relatório completo, CLIQUE AQUI.

Para ver a primeira edição da Revista da Reputação, cujas matérias de capa falaram sobre Mariana, CLIQUE AQUI.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Tatiana Maia Lins

Fundadora da consultoria Makemake Reputação, é mentora de lideranças e professora na Escola Aberje, na ESPM, na UnB, na FAAP e na USP. É autora do livro Reputação e Valor Compartilhado - Conversas com CEOs das empresas líderes em ESG, Editora Aberje (2022) e foi retratada em março de 2023 como uma liderança ESG moldando o futuro dos negócios no Brasil pela Women to Watch Brasil.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.