29 de julho de 2016
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A importância dos projetos de Memória para a Reputação

Ao contar sua história, a empresa fortalece internamente o senso de pertencimento e de reconhecimento do valor de sua força de trabalho, pois toda empresa é feita de pessoas, e são elas as responsáveis pelas ações de sucesso.

Os projetos de memória feitos por uma empresa são super importantes para o fortalecimento de sua Reputação. Ao resgatar suas origens, a empresa se apropria de valores e de causos que fizeram com que ela ocupasse a posição que atualmente ocupa no coração e na mente das pessoas.

Ao contar sua história, a empresa fortalece internamente o senso de pertencimento e de reconhecimento do valor de sua força de trabalho, pois toda empresa é feita de pessoas, e são elas as responsáveis pelas ações de sucesso.

Ao contar a sua história, a empresa amplia o cabedal de conhecimento e a resiliência das novas gerações, ao mostrar como problemas foram superados ou como se deu a inovação.

Ao contar a sua história, a empresa reforça a sua identidade corporativa.

Ao contar a sua história, a empresa atrai novos olhares, novos públicos e até novos investidores. Ninguém investe onde não conhece.

Ao contar a sua história, a empresa molda o presente e projeta o futuro. O passado é a base para as expectativas pelo porvir.

Ao contar a sua história, a empresa faz parte da História. Contemos, portanto, as nossas histórias!

Atualmente a tecnologia nos permite fazer lindos e eficazes projetos de memória corporativa, sem, necessariamente, gastar muito.  O Fluminense, por exemplo, é um ótimo exemplo de marca que resgata a sua memória com recursos de seus torcedores. Nos últimos anos, o clube fez vários livros, festas e até bustos de bronze dos jogadores com projetos patrocinados via crowdfunding.

Se antes ter um museu corporativo era privilégio apenas das marcas globais, hoje toda empresa pode ter o seu museu, ainda que virtual. Os livros, em formato impresso ou digital, continuam materializando a história das empresas em datas comemorativas e reconhecendo os protagonistas de cada história. Somados aos antigos formatos, bombam pelo mercado webséries, games, exposições, eventos, filmes e narrativas nos mais diversos formatos contando as histórias das empresas. Tudo é válido se for bem planejado e bem executado. Pois cada ponto de reforço de memória contribui para solidificar a marca na mente das pessoas.

 Já que é sexta-feira, uma musiquinha para alegrar e fazer com que você não esqueça este post. 🙂

E se você quiser começar agora a fazer um projeto de memória, deixo algumas dicas para facilitar o trabalho:

  • Converse com os funcionários mais antigos, eles são ótimas fontes e podem dar ótimas ideias. Vale, inclusive, procurar quem já se aposentou ou não faz mais parte da empresa

  • Invista em projetos no estilo “linha do tempo”, eles ajudam a dar sequência e cadência aos fatos que serão narrados.

  • Não exclua os momentos difíceis. Toda empresa passa por altos e baixos.

  • Aposte em recursos audiovisuais. Mexa com as emoções e brinque com os sentidos das pessoas. Dê, literalmente, sentido ao que é feito.

  • Busque parcerias. Muitas vezes a história da empresa tem ligação direta com a história de uma região, de um bairro etc.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Tatiana Maia Lins

Consultora em Reputação Corporativa, fundadora e diretora da Makemake - A casa da Reputação no Brasil e editora da Revista da Reputação.

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