O Impeachment de Dilma e o nosso jeitinho de criar incertezas

Acabou o julgamento de Dilma Rousseff no Senado, Michel Temer assumiu o poder em definitivo. Se o Impeachment de Dilma entrará para a história como um golpe ou como um processo legítimo ainda é cedo para afirmar. As duas versões ecoam pelo mundo, o que me leva a crer que mesmo que a versão da legitimidade se sobreponha historicamente à versão do golpe, ela nunca será tida como uma verdade absoluta.
Legítimo ou não, com o Impeachment de Dilma, o Brasil confirma para o mundo que somos o país do jeitinho. Que quando queremos, arranjamos até um jeitinho de tirar do poder uma pessoa eleita democraticamente para o mais alto cargo do país, o de presidente da república. Eu, que nunca votei em Dilma, me espanto com como as regras do jogo podem ser mudadas com a bola em campo. Nunca na história do país incompetência foi resolvida com Impeachment, estamos “inovando”. E estamos fazendo isso com uma cara de pau absurda. Pessoas até ontem aliadas, hoje são opositoras do governo, corruptos bradam em nome da lei. Seria cômico se não fosse trágico. A justificativa “comovente” de Renan Calheiros para votar contra a cassação dos direitos políticos de Dilma foi uma síntese dos nossos políticos. Ele até aceita ser chamado de golpista, mas cruel jamais.
Em meio a isso tudo, me pergunto: e a reputação do Brasil, sendo representado por estes políticos, como fica? “Na chon!”
Se ainda não sabemos qual versão entrará para a história, de uma coisa não tenho dúvidas: o Impeachment de Dilma aumenta o grau de incerteza das pessoas em relação ao Brasil em todas as áreas.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
- Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
- Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil




































