Homofobia no trabalho
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/fly-images/6923/ww-470x300.jpg)
Hoje é 17 de Maio, Dia Internacional de Combate à Homofobia.
A escolha da data não é aleatória e procura lembrar o dia em que a homossexualidade foi retirada do catálogo de doenças da Organização Mundial da Saúde, em 1990. Faz apenas 26 anos que ser gay ou lésbica não é considerado uma patologia!
É uma intolerância assustadora, que fica ainda pior quando se consideram as interseccionalidades. O preconceito tende a crescer quando os marcadores de classe ou raça se somam à orientação sexual: é ainda mais difícil a vida do homossexual negro, com deficiências ou de baixa renda.
No caso da população trans*, surge um agravante. A transgeneridade ainda consta dos manuais internacionais de doenças. Para a medicina, as travestis, mulheres e homens trans seguem como um grupo que merece tratamento psiquiátrico. Em 2016. Um escândalo.
O 17 de Maio é um dia mais de reflexão que de celebração. É uma data para pensar sobre as conquistas que não chegam da mesma maneira para todos e a necessidade de desenvolvermos empatia e solidariedade, sobretudo com aquelxs que estão ao nosso lado na sigla LGBT, mas seguem distantes em termos de direitos, acesso à cidadania e a trabalho.
Que a gente amplie nossa ação e possa, juntos, LGBT e aliados, lutar contra as intolerâncias de todos os tipos. Homolesbotransfóbicos, não passarão!
Leia mais sobre o assunto na próxima edição da revista Comunicação Empresarial, que vai abordar as questões de gênero e LGBT na comunicação. Disponível em junho, no site da Aberje.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires