PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
16 de dezembro de 2021
BLOG Relações Institucionais & Comunicação

Engajamento em anos eleitorais

 

Thomaz D'addio
 
  • COMPARTILHAR:

Períodos eleitorais apresentam desafios complexos para a atuação de empresas no ambiente das relações institucionais e da comunicação, uma vez que o período apresenta particularidades quanto ao engajamento para pautas que envolvam o processo decisório de políticas públicas.

No entanto, o período oferece uma janela de oportunidade significativa para a discussão de pautas propositivas em políticas públicas, visando, inclusive, a construção de agendas para a gestão pública.

Como identificamos na pesquisa Desvendando Reputação e Liderança: uma análise sobre como líderes devem se engajar no debate público e em questões sociais, realizada pela Ágora em parceria com o Instituto Briyah, 77% dos respondentes concordam ou concordam totalmente que “uma empresa deve se posicionar abertamente em questões de políticas públicas”.

Também vale considerar que 74% dos respondentes da pesquisa concordam, ou concordam totalmente, que “o C-Level deve se posicionar sobre temas que impactam a sociedade, reconhecendo o papel social das empresas”.

Portanto, anos eleitorais apresentam uma oportunidade única para o debate sobre políticas públicas. Evidentemente, não é um contexto livre de adversidades, uma vez que a interseção entre questões de políticas públicas e questões políticas pode ficar ainda mais cinzenta nesse período. Contudo, desde que a caracterização de um tema de política pública seja feita claramente, os ruídos podem ser contornados e pautas propositivas possuem espaço para diálogo.

Neste contexto, é um momento propício para mapear as principais pautas dos candidatos (seja ao executivo ou ao legislativo, tanto em nível federal quanto estadual, no caso das eleições de 2022), identificar as equipes de campanha e as oportunidades de alinhamento e convergência de pautas, para promover diálogos sobre temas caros à sociedade e aderentes ao conjunto de temas corporativamente defendidos.

É um cenário de oportunidades para a promoção de cartas de intenção, realização de seminários para o compartilhamento de pontos de vista, realização de campanhas de advocacy sobre causas públicas e para o posicionamento sobre questões de relevância para a empresa e o setor.

Por fim, ressaltamos que é importante levar em consideração todo o universo de partes interessadas (stakeholders) que discutem e se posicionam sobre determinado tema. Ou seja, os/as candidatos/as são parte fundamental do diálogo, mas também devem ser considerados os atores do terceiro setor, associações, acadêmicos, cidadãos e os meios de comunicação. Este é o conjunto ampliado de atores que debatem temas de políticas públicas que impactam os negócios e a sociedade, e é legítimo que empresas se posicionem de forma transparente e propositiva para debater temas de interesse coletivo com seus futuros representantes.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Thomaz D'addio

Profissional de Public Affairs, que compreende o olhar integrado de relações governamentais, políticas públicas, gerenciamento de crises e comunicação corporativa. Bacharel e mestre em Gestão de Políticas Públicas, Thomaz é líder de Public Affairs na Ágora Comunicação Estratégica e Public Affairs.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
  • Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje
  • Oficina Consultoria apresenta relatório com tendências para a comunicação empresarial, com apoio da Aberje
  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade