PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
19 de março de 2024
BLOG Agenda 2030: Comunicação e Engajamento

Educação e informação: chaves fundamentais no acesso à saúde

 

Raphaela Borba
João Piscinini
Healthcare and medical, Professional Surgeon diagnose checking results of patient on virtual interface, Medical research and development, Report and record, Science, Health and technology of future.
 
  • COMPARTILHAR:

O papel de uma empresa socialmente responsável hoje vai muito além de sua função principal. Cabe a cada instituição cuidar e contribuir para as prioridades globais e um futuro sustentável em seu sentido mais amplo. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) há oito anos, existem justamente para nos lembrar de nossa responsabilidade como agentes de mudança e aprimoramento. Um desses objetivos enfatiza compromissos essenciais para construir uma sociedade mais justa e igualitária: a saúde e o bem-estar. E para ampliar o acesso a essas áreas, a educação e a informação são ferramentas fundamentais.

Quando falamos de empresas que atuam na área da saúde, a preocupação em fortalecer um movimento de disseminação de informações sobre esse tema para a sociedade e contribuir para a democratização do acesso é ainda mais evidente. O objetivo 3.4 da ODS 3 estabelece que, até 2030, devemos reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis, por meio de prevenção e tratamento, além de promover a saúde mental e o bem-estar. É fundamental expandir nossa perspectiva, reconhecendo que a saúde física é influenciada por essas ações cotidianas. A saúde bucal, por exemplo, é uma grande aliada no combate a diversas doenças. Condições como cárie e doença periodontal, por exemplo, podem aumentar significativamente o risco de doenças cardiovasculares.

A educação é fundamental para ampliar o entendimento da população sobre os cuidados de saúde disponíveis, métodos de prevenção de doenças e a importância de adotar hábitos saudáveis. Por meio de campanhas de conscientização, recursos educativos e tecnologias acessíveis, é possível levar conhecimento a comunidades vulneráveis, capacitando indivíduos a melhorarem sua saúde e qualidade de vida.

Programas sociais representam uma estratégia eficaz para envolver e conscientizar a sociedade. A Expedição Novos Sorrisos, iniciativa da Neodent, é um exemplo marcante que tem percorrido o Brasil, promovendo o acesso à saúde bucal, sobretudo em comunidades em situação de vulnerabilidade social. Iniciada em 2016, essa ação concentra-se em informar e conscientizar sobre a relevância da saúde bucal e oferecer atendimentos realizados por uma equipe que viaja com o programa, além de contar com a parceria de profissionais voluntários locais.

A realidade exposta pelo programa nas ações na região Nordeste ao longo de 2023 é desafiadora. Nas visitas, foi identificado que 55% das pessoas atendidas nunca tinham passado por uma consulta odontológica, que é uma das principais fontes de informações seguras para cuidar da saúde bucal. Além disso, 53% dos pacientes não sabiam realizar a higiene bucal corretamente. Para multiplicar os esforços para transformar esse cenário, a iniciativa não se limita aos cuidados odontológicos dentro dos consultórios de uma unidade móvel, mas também organiza palestras e encontros educativos em escolas e instituições nas localidades visitadas, visando disseminar conhecimento e expandir o acesso à informação e à saúde para um número maior de indivíduos.

Como defensores de um futuro mais igualitário e sustentável, temos o dever coletivo de colocar a educação e a informação no centro das estratégias para garantir o acesso à saúde.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Raphaela Borba

Diretora Sênior de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Neodent

João Piscinini

Cirurgião-Dentista e Especialista em Saúde Coletiva da Neodent

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
  • Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade