PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
12 de junho de 2024
BLOG Sinapse

Dos insights do SXSW, curadoria humana é essencial

 

Janaína Leme
Vania Gracio
 
  • COMPARTILHAR:

Estar no SXSW é sempre um aprendizado constante que se perpetua para além dos dias do evento. Em 2024, as ações que mais se destacaram no evento ao nosso ver, envolvem palestras e ativações. Entre as palestras, a grande sacada foi da futurista Amy Webb, que há anos participando do evento e trazendo as tão esperadas tendências tecnológicas, esse ano transformou sua audiência em futuristas. Durante todo o evento, quem participasse de quatro apresentações ministradas pela equipe do Future Today Institute, seria contemplado com uma badge para o LinkedIn. Foram sessões concorridíssimas durante o evento, onde foi preciso ficar mais de uma hora na fila, mas com direito a muito conteúdo, material didático e finalizado com o certificado de “Strategic Foresight Foundations” by Future Today Institute.

Entre as ativações, mesmo tendo uma duração menor em comparação com 2019, algumas chamaram muito a atenção como a Tenesse House, que trouxe toda a cultura do estado americano para o espaço fazendo com que os visitantes tivessem uma experiência sensorial completa, com boa música local para os ouvidos, gastronomia e drinks para agradar ao paladar e muitos brindes para sairmos com algo em mãos. O espaço também abriu oportunidades para empreendedores locais, como o caso da startup que criava o esmalte exatamente da cor que você queria em minutos. A Prime Vídeo também trouxe uma das experiências mais criativas para divulgar a nova série “Fallout”. A série é baseada no jogo de mesmo nome então tudo na ação te remetia ao game: a moeda para trocar por atividades era a mesma moeda do game, para você interagir com os personagens que passeavam pelo espaço, tinha que entender do jogo para usar frases corretas e interações corretas, ou seja, amantes do jogo curtiram muito e quem não conhecia muito foi surpreendido com toda a cenografia do local.

No conteúdo que a Sing Comunicação produziu sobre o evento e compartilhamos aqui, tem nossos principais pontos das sessões que assistimos e das ativações que participamos. Mas se alguém tiver alguma dúvida: Inteligência Artificial dominou o conteúdo e ainda tem muito a ser discutido sobre o tema!

Para se ter uma ideia da relevância do tema, em 2024 a IA foi uma das trilhas de conteúdo do SXSW, abordada sob diferentes aspectos, mas uma coisa é certa: não há volta! Precisamos nos aprofundar, testar, atuar para corrigir as falhas e entender como tirar o melhor proveito dessa inovação. Esta afirmação da Amy Webb, durante sua apresentação, é um ótimo resumo: “A onda de inovação que está por vir é muito intensa, potente e difundida. Irá literalmente remodelar a nossa existência humana de uma forma que considero excitante e boa. E absolutamente aterrorizante”.

Outra unanimidade é que a curadoria humana é essencial para obtermos o melhor da IA. Até porque nada substitui a nossa criatividade e a habilidade de nos comunicarmos de forma mais pessoal e humana, e ainda temos um longo caminho a percorrer para corrigir os vieses da IA.

Essa abordagem esteve presente nas apresentações:

  • do Rohit Barghava, sobre os 4 elementos do pensamento não-óbvio;
  • na inspiradora conversa entre a Brené Brown e a psicoterapeuta Esther Perel, que cunhou o termo “Intimidade Artificial” para relatar a solidão e a fragilidade dos relacionamentos em tempos de uso excessivo de redes sociais;
  • e na excelente apresentação da Joy Buolamwini, fundadora da Algorithmic Justice League, que abordou a questão do preconceito e discriminação algorítmica, a importância da inclusão na tecnologia e a preocupação com o aumento da desinformação nas eleições impulsionada pela IA, entre outras coisas.

Apenas alguns exemplos do que vimos, a apresentação a seguir tem mais detalhes, inclusive, dicas de livros lançados pelos palestrantes, links de vídeos e documentários. Veja tudo clicando aqui.

Enfim, temos conteúdo para absorver até o SXSW 2025! Esperamos que gostem 😉

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Janaína Leme

Janaína Leme é jornalista, formada pela FIAM, com pós-graduação sendo concluída em Psicanálise pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Na Sing Comunicação há mais de 15 anos, foi atendimento de contas, gestora e hoje é sócia e atua como Head of PR, administrando uma equipe de mais de 20 pessoas, com mais de 18 clientes. Em casa, cuida de dois peludos: o Stark e o Jack. Gosta de livros e filmes e tem o perfil @eujaestiveem para compartilhar suas experiências.

Vania Gracio

Formada em Comunicação Social pela Faculdade Armando Álvares Penteado, há mais de 25 anos atua em comunicação corporativa. Iniciou carreira já no campo das agências de comunicação na rede Ketchum, de onde saiu em 2004 para fundar a Sing Comunicação - que hoje integra o Convoy, grupo global de agências de Relações Públicas independentes especializadas em tecnologia.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
  • Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade