Diversidade na moda


Quando até o mundo da moda, tradicionalmente associado a homogeneização e padrões rígidos de estética, se rende à conversa sobre diversidade é porque o assunto ganhou de vez as ruas – e as passarelas.
A 42ª segunda edição da São Paulo Fashion Week (SPFW), que acontece até 28 de outubro no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, supreendeu público e crítica com coleções engajadas e discursos potentes de estilistas preocupados com a questão da representatividade no mercado da moda.
Se até bem pouco tempo atrás o evento era criticado por ser muito branco e exaltar a magreza excessiva, desta vez as passarelas deram espaço a modelos plus size, negras e pessoas transexuais. É um avanço e tanto.
Os destaques ficaram por conta dos desfiles da grife LAB, dos rappers Emicida e Evandro Fióti, que apresentaram uma coleção de street wear instigante, discutindo não apenas a questão racial, mas também a descontrução de gênero. Teve até Seu Jorge desfilando de saia.
Ronaldo Fraga não ficou atrás e fez um desfile apenas com mulheres trans. 28 delas, algumas pela primeira vez, brilharam na Bienal. “Numa época de ascensão de [Jair] Bolsonaro, [Marcelo] Crivella, bancada religiosa e bancada da bala, isso é fazer política. É minha forma de protesto”, disse à jornalista Monica Bergamo, da Folha.
Cada vez mais a diversidade parece um caminho sem volta. E isso não é nenhum modismo.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

































