Direito ao uso do nome social já está sob ameaça


O direito ao uso do nome social nas autarquias e órgãos públicos, uma das poucas conquistas da população trans nos últimos anos, está sob ameaça.
Deputados de partidos aliados ao Governo interino (PSDB, PRB, PV, PR, PHS, PSB, PSC) entraram com pedido de revogação do Decreto n° 8727.
A medida, assinada por Dilma Rousseff poucos dias antes do afastamento, é um importante instrumento de cidadania. Não garante a alteração de nome nos registros, como seria o ideal, mas dá às travestis, mulheres e homens trans o direito de utilizarem os nomes com os quais se identificam.
O pedido de cancelamento do Decreto segue para a avaliação do presidente da Câmara dos Deputados e, se não houver forte mobilização, deve ser aprovado. A recém-nomeada secretária nacional de Direitos Humanos, Flavia Piovesan, tem um currículo respeitável e, agora, uma excelente oportunidade de mostrar a que veio.
Entretanto, se houver mesmo a revogação, é ainda mais importante que as empresas reforcem seu compromisso com o respeito às diferenças e continuem autorizando – ou passem a autorizar – o uso do nome social nos ambientes corporativos.
Crachás, endereços de e-mail e outras formas de identificação devem respeitar a identidade de gênero das pessoas contratadas. O conservadorismo avança na política, mas as organizações podem dar uma lição de civilidade.
Leia mais sobre diversidade na próxima edição da revista Comunicação Empresarial, que vai abordar as questões de gênero e LGBT na comunicação. Disponível em junho, no site da Aberje.
ARTIGOS E COLUNAS
Elizeo Karkoski A evolução da Comunicação Interna: da Segmentação Estratégica à Hiperpersonalização como Alavanca para EngajamentoRizzo Miranda COP 30: a ancestralidade pode definir o futuroPaulo Nassar Do operário analfabeto ao operário leitor
Destaques
- Aberje realiza encontro com a CEO da Page Society na sede da JBS
- Painel de Cases do Prêmio Aberje reúne vencedores regionais; anúncio dos campeões será no dia 8
- Encontro do Capítulo Aberje RJ debate reputação como ativo estratégico
Notícias do Mercado
- BHP publica posicionamento sobre decisão da corte britânica
- Abiquim celebra 30 anos do ENAIQ com nova marca e avanços em sustentabilidade e competitividade
- FSB Holding lança Repcast, videocast com líderes sobre gestão, trajetória e reputação

































