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18 de março de 2025
BLOG Sinapse

Destaque global do Brasil cria oportunidades para marcas

 

Rômulo Vieira
 
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O Brasil voltou a abraçar suas cores, reconhecer sua força e criar novos referenciais nos últimos anos, mas será que essa brasilidade teve limites geográficos? Qual a dimensão atual do engajamento digital brasileiro? Como está hoje a relação entre os gringos e a cultura brasileira?

O estudo “O Brasil no Centro” parte do exame de 973 vídeos publicados por estrangeiros para pensar os elementos da brasilidade que invadiram as plataformas digitais, trazendo um entendimento inédito sobre o que tem atraído a atenção para o Brasil. Realizado pela agência 3mais, o relatório assegura o Brasil como um dos protagonistas do engajamento digital, o que gera novas oportunidades para marcas que desejam abrir diálogo com pessoas interessadas no País.

Quando o assunto é internet, temos realmente nos destacado internacionalmente. Com cerca de 190 milhões de pessoas online, o Brasil ocupa o segundo lugar mundial em tempo de navegação, com média de 9 horas e 13 minutos diários, atrás apenas da África do Sul. Aliada à ascensão de atletas, artistas e produções brasileiras que tem se destacado no mundo, essa conectividade ajuda a consolidar o País como uma influente potência digital. Entre janeiro de 2023 e julho de 2024, as pesquisas pelo termo “Brazil” no Google cresceram 2,5 vezes. No TikTok, a hashtag #Brazil quase dobrou, indo de 40 para 75 no índice da plataforma.

Nosso estudo mapeou tendências no TikTok e YouTube entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024. No TikTok, os vídeos mais populares sobre o Brasil envolvem as categorias “Funk” (50%), “Por Dentro do Brasil” (23%), “Passinho Gringo” (21%) e “Estética Brasileira” (17%). No YouTube, o futebol é o assunto mais buscado (40%), seguido novamente pelo funk (22%) — o que posiciona a música popular periférica como um ativo inescapável.

Podemos dizer que os memes, vídeos e conteúdos sobre arte, música, dança e festas populares, como o Carnaval, ajudam a exportar uma imagem contemporânea e dinâmica do Brasil. Esses fragmentos reforçam atributos como criatividade, diversidade e hospitalidade, como aponta a pesquisadora Dra. Katya Hochleitner em nosso relatório.

As marcas podem aproveitar esse momento para se conectar ao Brasil de maneira mais distintiva, fortalecendo seus elementos simbólicos e sua presença. Posicionamentos que incorporam a brasilidade podem abrir portas para novos públicos, inclusive internacionais. Mais do que estética, a brasilidade é uma força de influência capaz de mobilizar audiências nacionais e globais. Para transformar esse potencial em bons resultados, é fundamental definir o ângulo certo, se valer do engajamento orgânico e, quando estratégico, investir em ações transnacionais.

A cultura brasileira pode se tornar um diferencial estratégico para o Brasil e para as suas corporações, sendo uma poderosa ferramenta de soft power. Mais global do que nunca, ela representa uma grande oportunidade de diálogo com consumidores de diferentes origens e interesses. Conferir as recomendações do relatório “O Brasil no Centro” pode ser um bom ponto de partida para entender como.

SOBRE O RELATÓRIO

O Jaé é um relatório periódico da agência 3mais, que explora temas emergentes. Com metodologia única, combina pesquisa qualitativa e quantitativa, sempre a partir dos ângulos científico, cultural e comunicacional, para oferecer insights imediatamente aplicáveis para marcas e profissionais de comunicação. Seu olhar aprofundado e multidisciplinar garante que os aprendizados de cada edição sejam valiosos a longo prazo, possibilitando que o leitor se mantenha sempre à frente.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Rômulo Vieira

Publicitário e pesquisador em comunicação, música e cultura digital, é doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense, com estágio doutoral na Universidade do Porto. Atualmente, é gerente de Inteligência e Estratégia de Marca da agência 3mais.

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