PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
28 de junho de 2023
BLOG Agenda 2030: Comunicação e Engajamento

Desenvolvimento de projetos socioambientais promovem saúde e bem-estar no ambiente de trabalho

Ao adotar ações voltadas ao desenvolvimento sustentável, empresas fortalecem a responsabilidade social e criam vantagem competitiva no mercado
João Alves de Souza Filho
Mayara Leite Oliveira
 
  • COMPARTILHAR:

Em um cenário em que empresas brasileiras de diversos setores reconhecem a importância de adotar práticas sustentáveis, os projetos socioambientais despontam como eficazes para promover a saúde e o bem-estar no ambiente de trabalho, fortalecendo a responsabilidade social e gerando vantagem competitiva no mercado. Compreendendo seu papel fundamental na construção de um futuro equilibrado e saudável, essas empresas buscam iniciativas que alinhem o ESG (Environmental, Social, and Governance) e a sustentabilidade aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

A conscientização sobre os impactos ambientais e sociais das atividades empresariais tem crescido constantemente, impulsionada pela demanda dos consumidores e pela urgência em enfrentar desafios globais, como as mudanças climáticas. As empresas estão cada vez mais conscientes de que a adoção de práticas sustentáveis não só beneficia o meio ambiente, mas também traz vantagens comerciais significativas, melhorando sua reputação corporativa, atraindo clientes e talentos alinhados aos seus valores.

A pandemia da COVID-19 evidenciou a relevância da saúde e da prevenção de doenças. Diante desse contexto, organizações brasileiras estão se adaptando a uma transição econômica mais sustentável, que combina lucro com responsabilidade ambiental e social. Essa mudança de paradigma representa um passo significativo em direção a um futuro equilibrado e saudável, no qual os negócios e o meio ambiente prosperam de forma integrada.

De acordo com a ONU, empresas de todo o mundo são incentivadas a aderir ao Pacto Global. “A iniciativa busca alinhar estratégias empresariais aos princípios universais de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.” Neste contexto, essa adesão permite a integração desses princípios nas estratégias das empresas por meio de ações socioambientais concretas. Ao aderir ao Pacto, as empresas recebem diretrizes e apoio para promover o crescimento sustentável e a responsabilidade corporativa.

O projeto “frutificar”, desenvolvido pela Proyfe Brasil, destaca-se como exemplo de uma ação socioambiental simples, efetiva e eficaz. Com o objetivo de melhorar a saúde e o bem-estar dos colaboradores, prestadores de serviços e clientes da organização, além de contribuir com princípios do ESG, a ação disponibiliza frutas frescas e sazonais como benefício aos parceiros profissionais da empresa. Além disso, busca conscientizar as pessoas sobre a importância da produção e do consumo responsável, incentivando práticas agrícolas sustentáveis e criando uma cultura de sustentabilidade em torno dos empreendimentos onde atua.

José Luis Martinez Bouza, diretor da Proyfe Brasil, explica que o slogan escolhido para representar os projetos da empresa, “pequenas atitudes, grandes mudanças”, reflete o comprometimento da organização em contribuir para o desenvolvimento sustentável. Segundo ele, o consumo diário de frutas é um exemplo de uma pequena atitude que pode gerar uma grande mudança na vida das pessoas e do planeta Terra.

Desta forma, além de incentivar hábitos alimentares saudáveis, o projeto “frutificar” alinha-se com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): Fome zero e agricultura sustentável (ODS 2), Saúde e bem-estar (ODS 3) e Cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11).

Agricultura sustentável

A agricultura familiar desempenha um papel fundamental na garantia de um futuro saudável e sustentável, ao utilizar de forma responsável os recursos naturais, ao reduzir o uso de agrotóxicos e ao preservar a biodiversidade. Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) – dado de 2021, cerca de 80% das explorações agrícolas em todo o mundo são representadas pela agricultura familiar. Esses pequenos produtores desempenham um papel fundamental na produção de alimentos e na manutenção da segurança alimentar global.

Reconhecer o papel dos agricultores familiares não apenas promove a segurança alimentar, mas também garante a justiça social e a conservação dos recursos naturais para as gerações futuras. Em suma, as parcerias são fundamentais para construir um sistema alimentar mais sustentável e equitativo. Ao unir forças, é possível promover práticas agrícolas responsáveis, preservar a biodiversidade e assegurar o acesso a alimentos de qualidade, como é o caso das frutas, beneficiando tanto as comunidades rurais quanto os consumidores. Essa colaboração é um passo importante para a construção um mundo melhor para todos.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

João Alves de Souza Filho

Coordenador de Marketing e Sustentabilidade da Proyfe Brasil - João Alves de Sousa Filho. Jornalista e Mercadólogo. Especialista em educação ambiental, sustentabilidade e energias renováveis.

Mayara Leite Oliveira

Coordenadora de QSMS da Proyfe Brasil - Mayara Leite Oliveira. Engenheira. Especialista em SGI da qualidade, meio ambiente, segurança e saúde no trabalho e responsabilidade social.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Museu da Pessoa destaca relação entre memória e clima para programação de 2025, em evento com presença da Aberje
  • Ana Pais assume vaga no Conselho Consultivo da Aberje
  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade