Comunicação e enfrentamento ao racismo

*Por Taís Oliveira
Neste domingo (20) se comemora o Dia da Consciência Negra. Mais do que um feriado em algumas cidades, a data é importante para discutir as questões relacionadas a raça, comunicação e trabalho.
Aqui no blog tratamos deste assunto o ano inteiro e desta vez entendemos que era o momento de dar espaço para que uma uma jovem e articulada profissional negra de comunicação falasse por si mesma.
Muito mais que 8%, muito além da temática racismo*
Um ano tem 365 dias e o mês de novembro tem 30, ou seja, 8% do ano em dias. Curiosamente é somente nesse pequeno período que o tema racismo é debatido com ênfase ou os profissionais negros são convidados para eventos, e em geral para falar de racismo, situação a qual vivenciamos em 100% dos 365 dias.
Sim, sei que se trata de uma data tida como “sazonal” (com aspas pois é importante ressaltar que é sazonal do ponto de vista editorial ou de marketing, mas que para nós, negros, a data significa mais que um feriado), mas vale lembrar que profissionais negros estão aptos a falar, escrever, palestrar, ensinar em todos os dias do ano e para muito além da temática racismo.
Se as empresas e veículos de comunicação querem realmente colaborar com a quebra do racismo na sociedade, que estejam dispostos a integrar em suas equipes, a ouvir e a consultar profissionais negros durante todo o ano.
E nem tem desculpa sobre onde encontrar esses profissionais, lá no Versátil RP tem uma série com pessoas das Relações Públicas, há o projeto Entreviste um Negro ,com uma lista colaborativa e bem variada, e ainda a empresa de consultoria e RH EmpregueAfro ,empenhada na implementação de diversidade nas organizações, todos focados no mercado de trabalho e academia.
Que o dia 20 de novembro não seja só mais uma data no calendário das organizações, mas a afirmação de um compromisso com a sociedade.
Destaques
- Museu da Pessoa destaca relação entre memória e clima para programação de 2025, em evento com presença da Aberje
- Ana Pais assume vaga no Conselho Consultivo da Aberje
- Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
- Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
- COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar COP30: Comunicação como herança, consciência e potência políticaCarlos Parente A comunicação que transcendePablo Assolini Nem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?Rizzo Miranda ESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezasLeila Gasparindo Construir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH