PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
18 de novembro de 2016

Comunicação e enfrentamento ao racismo

Ricardo Sales
 
  • COMPARTILHAR:

*Por Taís Oliveira

Neste domingo (20) se comemora o Dia da Consciência Negra. Mais do que um feriado em algumas cidades, a data é importante para discutir as questões relacionadas a raça, comunicação e trabalho.

Aqui no blog tratamos deste assunto o ano inteiro e desta vez entendemos que era o momento de dar espaço para que uma uma jovem e articulada profissional negra de comunicação falasse por si mesma.

post1

Muito mais que 8%, muito além da temática racismo*

Um ano tem 365 dias e o mês de novembro tem 30, ou seja, 8% do ano em dias. Curiosamente é somente nesse pequeno período que o tema racismo é debatido com ênfase ou os profissionais negros são convidados para eventos, e em geral para falar de racismo, situação a qual vivenciamos em 100% dos 365 dias.

Sim, sei que se trata de uma data tida como “sazonal” (com aspas pois é importante ressaltar que é sazonal do ponto de vista editorial ou de marketing, mas que para nós, negros, a data significa mais que um feriado), mas vale lembrar que profissionais negros estão aptos a falar, escrever, palestrar, ensinar em todos os dias do ano e para muito além da temática racismo.

Se as empresas e veículos de comunicação querem realmente colaborar com a quebra do racismo na sociedade, que estejam dispostos a integrar em suas equipes, a ouvir e a consultar profissionais negros durante todo o ano.

E nem tem desculpa sobre onde encontrar esses profissionais, lá no Versátil RP tem uma série com pessoas das Relações Públicas, há o projeto Entreviste um Negro ,com uma lista colaborativa e bem variada, e ainda a empresa de consultoria e RH EmpregueAfro ,empenhada na implementação de diversidade nas organizações, todos focados no mercado de trabalho e academia.

Que o dia 20 de novembro não seja só mais uma data no calendário das organizações, mas a afirmação de um compromisso com a sociedade.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Ricardo Sales

Ricardo Sales é consultor de diversidade, pesquisador e conselheiro consultivo. É formado pela USP, onde também realizou mestrado sobre diversidade mas organizações. Atua para algumas das maiores empresas do país. É conselheiro do Comitê de Diversidade do Itaú. Foi eleito pela Out&Equal um dos brasileiros mais influentes no assunto diversidade nas organizações e ganhou o Prêmio Aberje de Comunicação, em 2019. Foi bolsista do Departamento de Estado do Governo dos EUA e da Human Rights Campaign, sendo reconhecido como uma liderança mundial no tema diversidade. É também palestrante, professor da Fundação Dom Cabral e da Escola Aberje de Comunicação, colunista da revista Você SA e do Estadão, além de membro-fundador do grupo de estudos em diversidade e interculturalidade da ECA/USP.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Museu da Pessoa destaca relação entre memória e clima para programação de 2025, em evento com presença da Aberje
  • Ana Pais assume vaga no Conselho Consultivo da Aberje
  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade