31 de julho de 2020
BLOG Agenda 2030: Comunicação e Engajamento

Como as organizações ainda podem colaborar nesse momento de pandemia?

 

Estamos em uma fase diferente daquela que vivenciamos no mês de março, quando a pandemia do coronavírus começou a se expandir latentemente colocando-nos em quarentena. Como pessoas físicas, ajudar os pequenos comerciantes é dar-lhes fôlego para os próximos meses. Por isso, comer um pãozinho em uma cafeteria do nosso bairro ao invés de optar por uma grande rede pode ser uma atitude de grande apoio.

Já as organizações, principalmente no início da crise, tiveram importantes iniciativas relacionadas à doação, seja de alimentos, álcool gel, máscaras e outras tantas necessidades fundamentais para seguirmos em frente naquele momento. Hoje, no entanto, alguns meses depois, outras iniciativas se fazem necessárias. Por isso, esta é mais do que a apresentação de uma iniciativa. É uma convocação para as organizações que querem se envolver em um coletivo que conecta pessoas a informações e serviços. Principalmente para os profissionais de comunicação.

Quer saber como? Abaixo, detalhamos cada ação estratégica do Covid Radar!

O que é o Covid Radar?

O Covid Radar é um coletivo de mais de 40 empresas e instituições, apoiada pela Rede Brasil do Pacto Global, que coordena esforços para enfrentar os desafios da Covid-19 no país e seus impactos negativos em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O intuito é contribuir para evitar o colapso do sistema de saúde brasileiro diante do cenário de pandemia e acelerar a retomada econômica em bases melhores.

Alguns dos seus princípios são a colaboração, a empatia, a solidariedade, o impacto, o apartidarismo, a integridade e o diálogo. São seus valores o foco nos mais vulneráveis, o respeito aos limites planetários, a segurança da informação e o compromisso com a privacidade

Como empresas podem participar dessa iniciativa?

Todas as organizações estão convidadas a divulgar a iniciativa, usando suas estruturas de comunicação e redes sociais, lembrando que o foco deve sempre priorizar o coletivo, seguindo as orientações sobre mensagens-chave, tom de voz e linguagem da iniciativa que são compartilhadas pelo coletivo.

A proposta se reúne em uma plataforma de ação contra a pandemia, concentrando-se nas iniciativas:

Painel Covid Radar

painel.covidradar.org.br

O Painel Covid Radar é uma plataforma que reúne informações da pandemia em tempo real, que permitem acompanhar e simular o avanço da Covid-19 por regiões, cidades e até bairros. Com essa iniciativa, pesquisadores, secretarias de saúde e usuários em geral podem criar seus modelos para antecipar os rumos da doença e se preparar, permitindo respostas rápidas e assertivas nas mais diversas áreas atingidas.

Conexão Covid Radar

conexao.covidradar.org.br

A Conexão Covid Radar é uma plataforma de marketplace que reúne anúncios de solicitação e de oferta de recursos e realiza matchmaking, unindo quem precisa de ajuda com os que podem ajudar, incluindo a logística.

Saúde Covid Radar

linktr.ee/colabapp

Saúde Covid Radar é um aplicativo de celular para autoavaliação dos usuários quanto ao Covid-19, gerando informações anônimas que permitem melhor rastrear a progressão da doença.

Retomada Econômica e Empresarial

https://www.covidradar.org.br/retomada-empresarial

Agora em julho, foi lançada a plataforma para retomada econômica empresarial, com ações que visam orientar executivos e empresários durante a crise.

“A plataforma foi criada por diferentes organizações para servir como uma bússola para que executivos montem seus planos de ação para a retomada a partir de suas realidades e problemáticas”, diz Marcelo Linguitte, Head de Parcerias Estratégicas e Captação de Recursos do Pacto Global da ONU e líder da Frente de Retomada do Covid Radar.

Conhecimento

https://www.covidradar.org.br/conhecimento

A página é um acervo de conteúdo online para disseminação de conhecimento e ampliação da visibilidade dos conteúdos produzidos por instituições e organizações, oferecendo conteúdo relevante para empresas e profissionais.

Enfrentando a pandemia com responsabilidade social: guia para empresas

https://www.covidradar.org.br/guia-recomendacoes/

As novas dinâmicas e desafios impostos ao contexto atual de pandemia causada pelo novo coronavírus ressaltam a importância de parcerias e exigem ações coletivas por parte de todos os setores da sociedade, visando garantir a preservação da saúde da população, sem violar os direitos humanos e de modo a manter a transparência e a integridade. Ao considerar essa realidade, o Guia de Recomendação orienta como as empresas podem responder aos desafios, superar o momento e pensar no processo de retomada responsável e sustentável.

Como uma organização pode contribuir diretamente com cada uma dessas iniciativas?

E de que maneira cada ator de organizações privadas consegue apoiar o coletivo Covid Radar?

Para as organizações que quiserem participar do coletivo ou obter mais informações, basta entrar em contato com Piero (pieroscacchetti@falconi.com). Após entender em qual ação estratégica a organização gostaria de atuar, ele ajudará no direcionamento para o porta-voz da respectiva ação.

#CovidRadar!

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Natalia de Campos Tamura

Doutora em Ciências da Comunicação pela USP, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, Especialista em Gestão da Comunicação e Bacharel em Relações Públicas Pesquisadora e docente do curso de Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero e do MBA da Aberje também representa a Associação na Plataforma de Comunicação e Engajamento do Pacto Global, da ONU Desenvolve consultoria em processos de gestão da sustentabilidade e atua como facilitadora de diálogos com experiência em metodologias colaborativas de participação e estruturas libertadoras

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS: