PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
24 de julho de 2020
BLOG Agenda 2030: Comunicação e Engajamento

Cadeias de valor em tempos de pandemia

 

Natalia de Campos Tamura
 
  • COMPARTILHAR:

Uma das pautas que muito precisam de atenção em tempos de pandemia é sobre como pequenas e médias empresas têm sobrevivido ao contexto atípico. Por isso, na terça-feira, dia 30 junho, foi promovido pela Plataforma Ação para Comunicar e Engajar, da Rede Brasil do Pacto Global, o Webinar sobre Cadeias de Valor em tempos de pandemia. A discussão, que tinha também como foco ouvir sobre o papel das grandes empresas no apoio aos seus fornecedores, contou com a participação de Marcelo Leonessa, Vice-presidente de Compras da BASF, Rodrigo Figueiredo, Vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev e Rafael Moreira, Coordenador das pesquisas de impacto da COVID nos pequenos negócios do Sebrae Nacional.

A plataforma Ação para Comunicar e Engajar, formada por representantes de quase 30 empresas signatárias do Pacto Global, entre elas a Aberje, lançou inicialmente uma pesquisa para pequenas e médias empresas relatarem suas principais atitudes desde que anunciada a pandemia. Foram obtidas 230 respostas, em sua maioria, de empresas que não são signatárias do Pacto Global. 65% dos entrevistados apontaram evitar a contaminação dos funcionários como um dos principais desafios da empresa na pandemia. A segunda resposta mais frequente foi manter os empregos, mencionada por 57%. Já manter o faturamento foi citado por apenas metade dos entrevistados.

Sobre as maiores oportunidades que a crise pode trazer para a empresa, 50% mencionaram ampliar o engajamento interno dos colaboradores. Para 46%, a diversificação dos negócios pode ser uma consequência positiva desse período difícil. Melhorar os padrões de higiene e limpeza (42%) e tornar a empresa mais sustentável (33%) também foram aspectos destacados pelos empreendedores.

Mais dados sobre a pesquisa podem ser vistos na matéria publicada pela Exame: https://exame.com/pme/pmes-estao-mais-preocupadas-com-funcionarios-do-que-com-faturamento/

O Webinar está disponibilizado no canal do Youtube do Pacto Global:

https://www.youtube.com/channel/UCuAgAFLt-TKdV2s0BX3zGLA

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Natalia de Campos Tamura

Doutora em Ciências da Comunicação pela USP, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, Especialista em Gestão da Comunicação e Bacharel em Relações Públicas Pesquisadora e docente do curso de Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero e do MBA da Aberje também representa a Associação na Plataforma de Comunicação e Engajamento do Pacto Global, da ONU Desenvolve consultoria em processos de gestão da sustentabilidade e atua como facilitadora de diálogos com experiência em metodologias colaborativas de participação e estruturas libertadoras

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje
  • Oficina Consultoria apresenta relatório com tendências para a comunicação empresarial, com apoio da Aberje
  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30
  • Fatores externos e transformação estrutural afetam orçamento da comunicação
  • Nova edição de mestrado profissional impulsiona formação de comunicadores para o impacto social

ARTIGOS E COLUNAS

  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH
  • Oliver DuarteO papel de PR em tempos de tanta tecnologia

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade