
Uma das pautas que muito precisam de atenção em tempos de pandemia é sobre como pequenas e médias empresas têm sobrevivido ao contexto atípico. Por isso, na terça-feira, dia 30 junho, foi promovido pela Plataforma Ação para Comunicar e Engajar, da Rede Brasil do Pacto Global, o Webinar sobre Cadeias de Valor em tempos de pandemia. A discussão, que tinha também como foco ouvir sobre o papel das grandes empresas no apoio aos seus fornecedores, contou com a participação de Marcelo Leonessa, Vice-presidente de Compras da BASF, Rodrigo Figueiredo, Vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev e Rafael Moreira, Coordenador das pesquisas de impacto da COVID nos pequenos negócios do Sebrae Nacional.
A plataforma Ação para Comunicar e Engajar, formada por representantes de quase 30 empresas signatárias do Pacto Global, entre elas a Aberje, lançou inicialmente uma pesquisa para pequenas e médias empresas relatarem suas principais atitudes desde que anunciada a pandemia. Foram obtidas 230 respostas, em sua maioria, de empresas que não são signatárias do Pacto Global. 65% dos entrevistados apontaram evitar a contaminação dos funcionários como um dos principais desafios da empresa na pandemia. A segunda resposta mais frequente foi manter os empregos, mencionada por 57%. Já manter o faturamento foi citado por apenas metade dos entrevistados.
Sobre as maiores oportunidades que a crise pode trazer para a empresa, 50% mencionaram ampliar o engajamento interno dos colaboradores. Para 46%, a diversificação dos negócios pode ser uma consequência positiva desse período difícil. Melhorar os padrões de higiene e limpeza (42%) e tornar a empresa mais sustentável (33%) também foram aspectos destacados pelos empreendedores.
Mais dados sobre a pesquisa podem ser vistos na matéria publicada pela Exame: https://exame.com/pme/pmes-estao-mais-preocupadas-com-funcionarios-do-que-com-faturamento/
O Webinar está disponibilizado no canal do Youtube do Pacto Global:
https://www.youtube.com/channel/UCuAgAFLt-TKdV2s0BX3zGLA
Destaques
- Governança em cultura é tema de curso da Escola Aberje com patrocínio da Petrobras
- Pedro Torres publica artigo sobre o Fórum Econômico Mundial no Meio&Mensagem
- Revista CE celebra as 50 edições do Prêmio Aberje na edição 112
- Conheça a página “Comunicação para a Transição”
- Jleiva Cultura & Esporte apresenta panorama da cultura nas capitais brasileiras
ARTIGOS E COLUNAS
Pablo Assolini 5 erros que prejudicam estratégias de conteúdo proprietárioLeila Gasparindo Tendências para 2025: Comunicação Corporativa em transformação e oportunidades no cenário midiáticoHamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei Sol