
Uma das pautas que muito precisam de atenção em tempos de pandemia é sobre como pequenas e médias empresas têm sobrevivido ao contexto atípico. Por isso, na terça-feira, dia 30 junho, foi promovido pela Plataforma Ação para Comunicar e Engajar, da Rede Brasil do Pacto Global, o Webinar sobre Cadeias de Valor em tempos de pandemia. A discussão, que tinha também como foco ouvir sobre o papel das grandes empresas no apoio aos seus fornecedores, contou com a participação de Marcelo Leonessa, Vice-presidente de Compras da BASF, Rodrigo Figueiredo, Vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev e Rafael Moreira, Coordenador das pesquisas de impacto da COVID nos pequenos negócios do Sebrae Nacional.
A plataforma Ação para Comunicar e Engajar, formada por representantes de quase 30 empresas signatárias do Pacto Global, entre elas a Aberje, lançou inicialmente uma pesquisa para pequenas e médias empresas relatarem suas principais atitudes desde que anunciada a pandemia. Foram obtidas 230 respostas, em sua maioria, de empresas que não são signatárias do Pacto Global. 65% dos entrevistados apontaram evitar a contaminação dos funcionários como um dos principais desafios da empresa na pandemia. A segunda resposta mais frequente foi manter os empregos, mencionada por 57%. Já manter o faturamento foi citado por apenas metade dos entrevistados.
Sobre as maiores oportunidades que a crise pode trazer para a empresa, 50% mencionaram ampliar o engajamento interno dos colaboradores. Para 46%, a diversificação dos negócios pode ser uma consequência positiva desse período difícil. Melhorar os padrões de higiene e limpeza (42%) e tornar a empresa mais sustentável (33%) também foram aspectos destacados pelos empreendedores.
Mais dados sobre a pesquisa podem ser vistos na matéria publicada pela Exame: https://exame.com/pme/pmes-estao-mais-preocupadas-com-funcionarios-do-que-com-faturamento/
O Webinar está disponibilizado no canal do Youtube do Pacto Global:
https://www.youtube.com/channel/UCuAgAFLt-TKdV2s0BX3zGLA
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos


































