PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
22 de março de 2017
BLOG Reputação é tudo

Cadê o respeito ao outro, comunicador?

O desprezo ao diferente impossibilita o diálogo, base do trabalho de comunicação. Comunicadores precisam de atenção aos seus preconceitos.
Tatiana Maia Lins
 
  • COMPARTILHAR:

Eu não queria escrever sobre a falta de respeito ao outro por parte dos comunicadores. Mas o acirramento do ódio nas redes sociais e o crescente dualismo me levam a fazê-lo. E se decidi escrever este post foi pensando nas empresas e no risco embutido na contratação de profissionais de comunicação sem empatia e sem respeito ao próximo, características tão importantes para quem trabalha com pessoas. Deixo claro a quem imaginar que se trata de campanha contra fulano ou beltrano que não acredito que exista alguém perfeito. Também tenho os meus defeitos. A questão é qual o impacto dos nossos defeitos no trabalho que desenvolvemos.

Praticamente todos os dias eu me deparo com comentários ou posicionamentos de pessoas que trabalham com comunicação corporativa nas redes sociais em que faltam respeito e empatia pelo que é diferente. São comentários machistas, preconceituosos, elitistas na pior concepção da palavra, que dividem pessoas entre as que valem a pena na vida e as que não servem nem para limpar banheiro, que reduzem a mulher à sua beleza física, que resumem os fãs de Romero Britto, Paulo Coelho ou de Música Sertaneja a alienados, que afirmam que os eleitores do Zé Mané qualquer da vez deveriam explodir. Pesado, não é?

Quando vejo esses comentários e posicionamentos me pergunto como estas pessoas trabalham com comunicação nas empresas, se as empresas são ambientes, teoricamente, tão plurais. Como a pessoa faz um trabalho sério para alguém que ela intimamente acha que deveria explodir, que é alienado, que não vale a pena na vida ou que não serve nem para limpar banheiro?

Eu também tenho os meus momentos de indignação e desabafo nas redes, este é um deles. Falo da campanha tosca do coleguinha, não entendo como mulheres defendem Donald Trump etc. Mas há uma diferença entre o desabafo, o questionamento, e o ódio corriqueiro ao diferente. O ódio corriqueiro ao diferente é aquele que machuca, que exclui, que menospreza, que ridiculariza.

2017, gente! 2017 e as pessoas ainda sem conseguir entender que o outro é o outro? E que há lugar no mundo para todos? 2017 e as pessoas ainda agindo como se o outro fosse uma ameaça, um inimigo. Por que tanto medo do diferente? O diferente pode ser legal, pode ampliar a sua visão de mundo. Ou não. Mas até um relógio parado está certo duas vezes por dia. E só saberemos o que o outro tem a oferecer se interagirmos com ele. Que possamos aprender e dialogar com o outro para um mundo melhor.

Preconceitos todos temos. Mas vamos ficar alertas a eles, vamos minimizar a força dos nossos preconceitos. Vamos nos abrir.

diversos

Como é possível dialogar se a pessoa acha que a outra não vale na vida? Esse desprezo ao outro, ao diferente, é a base de muitas crises.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Tatiana Maia Lins

Fundadora da consultoria Makemake Reputação, é mentora de lideranças e professora na Escola Aberje, na ESPM, na UnB, na FAAP e na USP. É autora do livro Reputação e Valor Compartilhado - Conversas com CEOs das empresas líderes em ESG, Editora Aberje (2022) e foi retratada em março de 2023 como uma liderança ESG moldando o futuro dos negócios no Brasil pela Women to Watch Brasil.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.